Quinze anos depois de a Mars Express ter estudado a Formação Medusae Fossae em Marte e ter detetado grandes depósitos de gelo, a Agência Espacial Europeia estár a realiza uma nova investigação que estuda uma das mais enigmáticas formações do planeta. Os resultados indicam a presença de camadas de gelo que ocupam vários quilómetros abaixo da superfície.

De acordo com o El País, a investigação está a ser realizada com o mesmo instrumento e os mesmos cientistas e comprova que existem gigantescos depósitos de gelo que estão escondidos abaixo da superfície. A água congelada centra-se entre os 219 mil e os 396 mil quilómetros cúbicos, o que seria suficiente para inundar todo o planeta com uma camada de água de cerca de dois metros de profundidade. Estes números são superiores a toda a água doce da Terra e seriam suficientes para encher o Mar Vermelho.

Marte tem vários depósitos de água gelada a diferentes profundidades

“Explorámos novamente a MFF usando dados mais recentes do radar MARSIS da Mars Express e descobrimos que os depósitos são ainda mais espessos do que pensávamos: até 3,7 km de espessura. Para nossa excitação, os sinais de radar correspondem ao que esperávamos ser gelo em camadas e são semelhantes aos sinais que observamos nos polos de Marte, que sabemos serem muito ricos em gelo”, afirmou Thomas Watters, cientista do Smithsonian Institution.

A Formação Medusae Fossae caracteriza-se por ser um depósito erodido que se estende por cerca de mil quilómetros ao longo do equador de Marte. Esta região possui elevações esculpidas pelo vento e localiza-se na fronteira entre as terras altas e baixas de Marte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR