793kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Tavares e Angelino Ferreira na Mesa da Assembleia-Geral e no Conselho Fiscal da lista de Villas-Boas

Candidato à presidência do FC Porto anunciou que o antigo administrador da SAD será o seu presidente do Conselho Fiscal. António Tavares, ex-deputado, concorre à liderança da Mesa da Assembleia-Geral.

O candidato à presidência do FC Porto inaugurou a sede de campanha esta quarta-feira
i

O candidato à presidência do FC Porto inaugurou a sede de campanha esta quarta-feira

LUSA

O candidato à presidência do FC Porto inaugurou a sede de campanha esta quarta-feira

LUSA

Os nomes mais prováveis tornaram-se os nomes confirmados: André Villas-Boas anunciou esta quinta-feira que António Tavares e Angelino Ferreira serão os seus candidatos a presidente da Mesa da Assembleia-Geral e presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar do FC Porto, respetivamente. De recordar que ambos já tinham estado presentes na apresentação da candidatura, há uma semana, na Alfândega do Porto.

“Com a apresentação do presidente da Mesa da Assembleia-Geral e do presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, começamos um ciclo de apresentação dos rostos desta candidatura. Vamos fazê-lo com a calma e a tranquilidade de quem ainda tem pelo menos 10 semanas até ao ato eleitoral. Daqui a sensivelmente duas semanas apresentaremos o futuro administrador financeiro do FC Porto a todos os portistas”, disse André Villas-Boas, que terminou a citar o artigo 4.º, alínea 1 dos estatutos do clube, que indica que os sócios têm “o poder soberano de definir o rumo a seguir”.

“Não andamos aqui a tentar recolher figuras ilustres. A casa está aberta, é dos sócios”, destaca André Villas-Boas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Tavares é atualmente provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, cargo que ocupa desde 2010, professor universitário e foi deputado à Assembleia da República pelo PSD entre 1985 e 1991. É licenciado em Direito e doutorado em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto.

Angelino Ferreira, porém, é um nome bem conhecido do universo do FC Porto e sempre foi o grande favorito a ficar com a pasta do Conselho Fiscal e Disciplinar da lista de André Villas-Boas. Foi vice-presidente dos dragões e administrador da SAD de 2010 e 2014, tendo saído em alegada rotura com a gestão e política financeira da estrutura encabeçada por Jorge Nuno Pinto da Costa, sendo substituído por Fernando Gomes. Atualmente, é administrador da Associação Empresarial de Portugal.

André Villas-Boas vai continuar a revelar os nomes da própria lista de forma faseada, existindo natural curiosidade sobre quem será o escolhido para liderar as finanças do FC Porto, que será então anunciado daqui a duas semanas. Villas-Boas inaugurou a sede de campanha esta quarta-feira, uma espécie de museu que conta com camisolas de vários antigos jogadores e muitos artefactos que recordam figuras históricas do clube — incluindo Sérgio Conceição e Pinto da Costa — e garantiu desde logo que não anda “a tentar recolher figuras ilustres”.

“Fizemos questão de tentar transmitir a ideia da importância de cada sócio. Aquele livro [de assinaturas] que está ali é apenas o segundo, alguns sócios assinaram no arranque na Alfândega. É um ato simbólico de grande significado, porque representa o apoio dos portistas a esta candidatura, portistas esses que serão determinantes em abril para imprimirem este sentimento de mudança que é necessário no FC Porto. Não andamos aqui a tentar recolher figuras ilustres. A casa está aberta, é uma casa dos sócios e ficamos muito contentes”, explicou, sendo que numa tarde foram desde logo recolhidas 326 assinaturas, mais do que as 300 que são o pressuposto legal para se apresentar às eleições de abril.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos