Há mais inteligência artificial a chegar aos smartphones Pixel da Google, que em outubro do ano passado se estrearam em Portugal com a chegada das versões 8 e 8 Pro. Com a ajuda dessa tecnologia passará a ser possível reagir a mensagens com emojis personalizados. Além de usar as típicas ‘carinhas’ a chorar a rir ou com corações no olhos, passa a ser possível utilizar uma imagem, por exemplo, do seu animal de estimação.

Para transformar fotografias em reações com a ajuda da inteligência artificial — funcionalidade que ficará disponível a partir dos telemóveis Pixel 3a+ —, no Google Mensagens, é necessário clicar em “criar”, selecionar a imagem pretendida e o objeto/pessoa específica dentro dela com o qual quer reagir. Depois, para enviar, basta carregar na seta que aparece no ecrã. Em comunicado, a empresa explica que “as criações serão salvas numa aba especial para reutilização futura e, como bónus, os seus amigos nos chats de grupo poderão também utilizar os photomoji enviados por si”.

Além dos photomoji, a Google anunciou também que passará a ser possível, com o Magic Compose, reescrever mensagens em diferentes estilos, como mais profissional, mais conciso ou ainda mais dramático. Por exemplo, se quiser convidar um amigo para jantar pode recorrer à inteligência artificial generativa para que a mensagem seja escrita de forma mais entusiástica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A atualização que ajuda a reescrever mensagens está disponível no Pixel 6 e nas versões mais recentes desses telemóveis, incluindo o 8 e o 8 Pro. A nova funcionalidade é possível, segundo a Google, “graças ao Gemini Nano, o modelo mais eficiente” da tecnológica, “desenvolvido para tarefas no dispositivo”.

MagicCompose Google

Será possível, através da IA, reescrever mensagens em diferentes estilos

As atualizações acima mencionadas começam a ser disponibilizadas esta quinta-feira e vão “continuar ao longo das próximas semanas”. O mesmo acontece com a aplicação Termómetro, que nos Estados Unidos e apenas no Pixel 8 Pro, vai passar a permitir medir a temperatura corporal. Quando anunciou, em outubro, a mais recente gama dos smartphones Pixel, a Google explicou que o termómetro conseguia medir a temperatura de objetos, como utensílios de cozinha, através de um scan. Na altura, por falta de aprovação regulatória ainda não era possível o uso em humanos.

Agora, recebeu autorização da FDA e, por isso, passará a permitir que o termómetro seja colocado junto à testa para obter uma medição “precisa” da temperatura corporal. Os resultados poderão ser guardados, segundo a tecnológica, no perfil de utilizador da aplicação Fitbit para “uma compreensão ainda mais profunda da sua saúde e bem-estar”.

BodyTemp Google

O termómetro passa a permitir medir a temperatura corporal

A Google confirmou ainda o que já tinha dado a entender há alguns dias, quando publicou um vídeo no X, antigo Twitter, onde dava pistas de que os telemóveis poderiam ficar disponíveis numa nova cor. Agora é oficial que o Pixel 8 e Pixel 8 Pro passam a estar disponíveis em verde menta, além de, por exemplo, obsidiana ou azul baía.

2 fotos

Na semana passada, a Google já tinha apresentado uma nova forma de pesquisar, que ficará disponível no último dia deste mês. Com o Circle to Search bastará desenhar um círculo no ecrã à volta de um produto, como uns óculos de sol, que lhe tenha suscitado interesse para receber um resultado, sem sair da aplicação em que está.

Google vai ter mais uma forma de pesquisar: basta desenhar um círculo à volta do que interessa