A rede social X, antigo Twitter, revelou que bloqueou as pesquisas pelo nome da cantora norte-americana Taylor Swift depois de nesta semana terem começado a circular imagens explícitas falsas da artista criadas através de Inteligência Artificial.

Num comunicado enviado à BBC, o responsável de operações da rede social disse que se trata de uma “medida temporária”. Segundo Joe Benarroch, a ação foi tomada “com muita cautela” porque a empresa dá prioridade à segurança nesta questão.

Não é claro quando é que o nome da artista começou a ser bloqueado no X. Quando se tenta pesquisar Taylor Swift na rede social aparece a mensagem: “Algo correu mal. Tente recarregar”.

Depois das imagens produzidas com IA terem começado a circular, os fãs da artista inundaram a rede social com imagens e vídeos verdadeiros da cantora, usando a expressão “Protect Taylor Swift” (em português, “Proteger a Taylor Swift”).

Em resposta à situação, o X já tinha publicado na sexta-feira um comunicado em que sublinhava que a partilha não consensual de imagens explícitas é “estritamente proibida”. “Temos uma política de tolerância zero”, referia a rede social, acrescentando que uma equipa estava a trabalhar para remover ativamente todas as imagens identificadas e a tomar ações contra os responsáveis pela sua publicação.

A própria porta-voz da Casa Branca chegou a comentar a situação em declarações à ABC News. Karine Jean-Pierre disse que era um caso “alarmante”, apontando que era necessário que o congresso norte-americano avançasse com mudanças na legislação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR