Os parisienses votaram a favor de triplicar os custos de estacionamento para os veículos utilitários desportivos (SUV), numa altura em que a cidade pretende combater a poluição atmosférica. Num referendo, realizado este domingo, 54,6% votaram a favor de taxas especiais de estacionamento para os SUV para não residentes, de acordo com os resultados provisórios.

No entanto, a afluência às urnas — cerca de 5,7% dos eleitores registados em Paris — foi inferior ao que os defensores dos direitos ecológicos esperavam, relata o The Guardian. Ou seja, verificou-se uma taxa de abstenção de cerca de 94%.

As novas tarifas de estacionamento poderão entrar em vigor no início de setembro. O custo do estacionamento na rua de um carro deste tipo aumentaria para 18 euros por hora no centro de Paris e para 12 euros por hora no resto da cidade. No entanto, a medida não se aplica ao estacionamento dos residentes na capital francesa.

Emmanuel Grégoire, vice-presidente da Câmara de Paris, anunciou no X, antigo Twitter, o início da votação. “Os SUV são mais poluentes e mais perigosos para os peões e os ciclistas. Para limitar a sua utilização em Paris tem até às 19 horas para votar numa das 222 assembleias de voto”, recordou na manhã deste domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo (PS), já veio assinalar a “escolha clara” dos parisienses preocupados com a segurança rodoviária e a poluição atmosférica. A autarca já tinha descrito a iniciativa de reduzir a circulação dos SUV através do aumento dos preços de estacionamento como “uma forma de justiça social”.

O objetivo é atingir deliberadamente os condutores de automóveis caros, pesados e poluentes, que ainda não alteraram o seu comportamento para fazer face à crise climática.