A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta quarta-feira a apreensão de cerca de 11 toneladas de alimentos que estavam num estabelecimento ilegal num anexo de uma moradia no concelho de Tondela.

Em comunicado, a ASAE explicou que, nesse anexo, se procedia ao comércio ilegal de atividade grossista de produtos alimentares, como bacalhau, queijos e produtos à base de carne, sem que o local tivesse “Número de Controlo Veterinário exigível por lei face à necessidade de controlo de temperatura para os produtos alimentares em causa”.

No âmbito da ação da ASAE, foram apreendidos 10.104 quilos de bacalhau, 235 quilos de queijos e de 612 quilos de produtos à base de carne, no valor total de 73.789 euros, e foi suspensa a atividade “de entrepostagem de produtos de origem animal que exigem temperatura controlada”.

“Após realização de perícia efetuada por médico veterinário, constatou-se ainda que alguns dos referidos produtos, cerca de 800 quilos, encontravam-se em fase avançada de maturação e apresentavam bolores, bem como a data de validade ultrapassada, tendo sido instaurado o respetivo processo-crime”, acrescentou.

Esta ação foi realizada através da brigada especializada de indústrias de produtos de origem animal da Unidade Regional do Centro — Unidade Operacional de Coimbra.

A ASAE garantiu que continuará “a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR