Abundam os construtores ocidentais que foram obrigados a recorrer aos tribunais para (tentar) impedir que os seus modelos fossem vítimas de cópias baratas por parte de marcas chinesas. E se os exemplos são muitos, o sucesso nestas batalhas é diminuto, uma vez que as leis locais lidam bem com este tipo de abusos.
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Com a quantidade de construtores europeus, americanos e japoneses que têm investido na última década na China, instalando aí as suas fábricas para ter acesso ao mercado, seria de esperar que o volume de cópias tivesse vindo a diminuir, mas a realidade é outra.
Além de copiarem grelhas, faróis e formas, agora os chineses voltaram a surpreender ao quase duplicar até as marcas. Um dos mais recentes fabricantes locais é a Mecides, denominação demasiado próxima de Mercedes, uma das marcas ocidentais mais respeitadas pelos consumidores chineses. Como seria de esperar, a Mecides é especializada em… cópias.
Entre as réplicas, muitas delas perfeitamente ridículas, é possível ver um SUV com a frente da Bugatti, modelo que é oferecido pintado a dois tons (só podia, para se aproximar ainda mais da marca francesa), com a Aston Martin a não ter conseguido evitar ser fonte de inspiração, uma vez que também o DBX foi vítima da falta de criatividade dos designers chineses.
A lista de construtores ocidentais na mira dos chineses não fica por aqui, uma vez que a Maserati viu o Grecale passar pela fotocopiadora, o mesmo acontecendo aos Range Rover Sport, Mercedes Classe G e Ford Bronco. Como não podia deixar de ser, os modelos mais populares da Porsche não saíram incólumes, do Cayenne ao Macan, passando pelo 911, mas em formato SUV, o mesmo acontecendo com o Mini Countryman, o VW ID.4 e o Smart #1.
Os construtores europeus parecem continuar a ser as vítimas preferenciais para as cópias baratas dos chineses, mas os fabricantes japoneses e norte-americanos de automóveis também não escapam à cobiça alheia. A prová-lo está o “decalque” da pick-up Ram 1500, enquanto as marcas nipónicas sofreram um golpe de maiores dimensões, da pick-up Toyota Tundra ao Suzuki Jimny.
Mas há três pormenores curiosos na “lógica” das cópias baratas chinesas. O primeiro prende-se com a dimensão, com os modelos da Mecides a terem apenas entre 3 e 3,8 metros, sendo que as pick-ups vão pouco mais além. O segundo tem a ver com a potência, já que os motores destas cópias debitam entre uns espectaculares 15 cv e uns impressionantes 27 cv, o que certamente não deixará de satisfazer quem opte pela cópia do Bugatti ou do Aston Martin DBX. E o terceiro é que, na ânsia de copiar, a Mecides nem deixou escapar os construtores chineses, uma vez que da BYD à Dongfeng, passando pela Saic e pela Wuling, estão lá quase todas.