790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Não há limites? Chineses copiam Bugatti, Mercedes, Porsche e muito mais

A China continua a não revelar respeito pela propriedade alheia, pelo que abundam as cópias descaradas dos veículos ocidentais. E já nem as denominações das marcas escapam.

5 fotos

Abundam os construtores ocidentais que foram obrigados a recorrer aos tribunais para (tentar) impedir que os seus modelos fossem vítimas de cópias baratas por parte de marcas chinesas. E se os exemplos são muitos, o sucesso nestas batalhas é diminuto, uma vez que as leis locais lidam bem com este tipo de abusos.



PUB — Se fosse de carro não estaria a ler esta frase. Descubra aqui o automóvel certo para o seu estilo de vida


Com a quantidade de construtores europeus, americanos e japoneses que têm investido na última década na China, instalando aí as suas fábricas para ter acesso ao mercado, seria de esperar que o volume de cópias tivesse vindo a diminuir, mas a realidade é outra.

Além de copiarem grelhas, faróis e formas, agora os chineses voltaram a surpreender ao quase duplicar até as marcas. Um dos mais recentes fabricantes locais é a Mecides, denominação demasiado próxima de Mercedes, uma das marcas ocidentais mais respeitadas pelos consumidores chineses. Como seria de esperar, a Mecides é especializada em… cópias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as réplicas, muitas delas perfeitamente ridículas, é possível ver um SUV com a frente da Bugatti, modelo que é oferecido pintado a dois tons (só podia, para se aproximar ainda mais da marca francesa), com a Aston Martin a não ter conseguido evitar ser fonte de inspiração, uma vez que também o DBX foi vítima da falta de criatividade dos designers chineses.

A lista de construtores ocidentais na mira dos chineses não fica por aqui, uma vez que a Maserati viu o Grecale passar pela fotocopiadora, o mesmo acontecendo aos Range Rover Sport, Mercedes Classe G e Ford Bronco. Como não podia deixar de ser, os modelos mais populares da Porsche não saíram incólumes, do Cayenne ao Macan, passando pelo 911, mas em formato SUV, o mesmo acontecendo com o Mini Countryman, o VW ID.4 e o Smart #1.

Os construtores europeus parecem continuar a ser as vítimas preferenciais para as cópias baratas dos chineses, mas os fabricantes japoneses e norte-americanos de automóveis também não escapam à cobiça alheia. A prová-lo está o “decalque” da pick-up Ram 1500, enquanto as marcas nipónicas sofreram um golpe de maiores dimensões, da pick-up Toyota Tundra ao Suzuki Jimny.

Mas há três pormenores curiosos na “lógica” das cópias baratas chinesas. O primeiro prende-se com a dimensão, com os modelos da Mecides a terem apenas entre 3 e 3,8 metros, sendo que as pick-ups vão pouco mais além. O segundo tem a ver com a potência, já que os motores destas cópias debitam entre uns espectaculares 15 cv e uns impressionantes 27 cv, o que certamente não deixará de satisfazer quem opte pela cópia do Bugatti ou do Aston Martin DBX. E o terceiro é que, na ânsia de copiar, a Mecides nem deixou escapar os construtores chineses, uma vez que da BYD à Dongfeng, passando pela Saic e pela Wuling, estão lá quase todas.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora