790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

2Monkeys, Desarma, Sála e Ó Balcão. Os 4 restaurantes que conquistaram a primeira estrela Michelin

Há quatro novos espaços na constelação Michelin portuguesa. Dois restaurantes em Lisboa, um em Santarém e um no Porto conquistaram a sua primeira estrela na histórica primeira gala só para Portugal.

Há quatro novos restaurantes com uma estrela Michelin. A atribuição foi feita esta terça-feira no Algarve, na primeira gala Michelin portuguesa
i

Há quatro novos restaurantes com uma estrela Michelin. A atribuição foi feita esta terça-feira no Algarve, na primeira gala Michelin portuguesa

Há quatro novos restaurantes com uma estrela Michelin. A atribuição foi feita esta terça-feira no Algarve, na primeira gala Michelin portuguesa

2Monkeys

Torel Palace Lisbon, R. Câmara Pestana 23, 1150-082 Lisboa. De terça-feira a sábado das 19h30 às 23h00.

Primeiro no Black Pavilion agora no 2Monkeys, a vinda de Vitor Matos do Porto para Lisboa veio encher de sabor o Torel Palace Lisbon. A dupla mantém-se, com Francisco Quintas como braço direito, mas a experiência apresenta-se como nenhuma outra. Fun fine-dining, ou alta gastronomia divertida, é o conceito que este novo restaurante propõe. Não fosse o macaco denunciar a boa energia que se vive neste espaço, a ideia é adotar uma abordagem sofisticada e divertida da gastronomia através de uma experiência centrada em redor de um único balcão. Com 14 lugares de frente para o show cooking, é aqui que se testemunha os dois chefs em ação enquanto exploraram a criatividade culinária de ambos. Sempre com a diversão associada, os pratos seguem-se uns aos outros para uma surpresa de sabores e texturas que combinam com a atmosfera elegante e intimista do 2Monkeys.

2Monkkeys, no Torel, em Lisboa

Desarma, Funchal

Hotel The Views Baía, Rua das Maravilhas 74, Funchal. De Quarta a Sábado sittings das 19h00 às 21h30.

No Desarma põem-se os sentidos em sentido. No topo do hotel The Views Baía, com vista para a baía do Funchal, está tudo concertado para que a refeição seja uma experiência a vários níveis. No espaço e no prato brilham a identidade local, seja na decoração inspirada nas bananeiras ou nos ingredientes e nos produtos que sempre que possível são feitos em casa, como por exemplo o peixe maturado, o pão, o queijo, a manteiga ou os enchidos marítimos, segundo descreve o próprio guia Michelin. O destaque vai para dois menus de degustação: “Munidos de Sentidos” e “A Batalha do Chef” que estão subdivididos em diferentes momentos: encontro, ofensiva, ataque e rendição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É esta a única batalha pela qual faz sentido lutar. A batalha de sentidos travada na boca”, pode ler-se no site do restaurante. Mas o guia Michelin deixa ainda um outro alerta, desta vez para a garrafeira, que dizem ser uma espécie de gruta do tesouro com a maior seleção de vinhos da Madeira do mundo! O chef Octávio Freitas é um madeirense de gema muito ligado à gastronomia local que aos 156 anos se formou na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira. Cultiva hortas biológicas e gosta de explorar os ingredientes locais.

Imagens do chef, do interior e de pratos do restaurante Desarma. @Instagram/Desarma

Sála, Lisboa

Rua dos Bacalhoeiros 103, Lisboa. De terça das 19h00 às 22h30. De quarta a sábado das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 22h30.

O guia Michelin 2024 fez cair uma das suas estrelas mesmo no coração da Baixa Pombalina, mais precisamente no restaurante Sála. Tanto na cozinha como nas mesas de refeição brilham ingredientes nacionais e uma série de sabores com influências internacionais, mas com um piscar de olho especial à Ásia, com inspiração nas viagens dos portugueses. No guia Michelin destaca-se “uma cozinha do mundo com muita personalidade” e tradição, assim como os menus de degustação “Horizonte à vista” e “À procura de novas texturas” e ainda o cuscuz com coentros e lingueirão.

João Sá entrou na Escola de Hotelaria do Estoril aos 14 anos, passou por cozinhas de vários restaurantes (dentro e fora de Portugal) e agora no Sála convida a os clientes a entrar, sentar e saborear ou como se pode ler o próprio site, este espaço é como “uma sála de estar, de jantar, e degustar”.

O interior e três pratos do restaurante Sála, de João Sá. @Instagram/Sála de João Sá

Ó Balcão, Santarém

Rua Pedro de Santarém 73, Santarém. De segunda a sábado das 12h00 às 15h30, de segunda a quinta das 19h00 às 22h00 de sexta e sábado das 19h00 às 23h00.

Aqui a estrela era o produto ribatejano, agora há mais uma estrela, a Michelin. Em 2024 o Ó Balcão é um dos quatro restaurantes portugueses a conquistar a sua primeira estrela e leva também uma estrela Verde. Mas já tinha lugar no guia Michelin, entre os restaurantes Bib Gourmand, ou seja os espaços com uma boa relação qualidade/preço acessível. No guia destaca-se a forma como trabalha os peixes predadores de rio, como Lúcio, Barbo e o Siluro. No que toca a opções de carne, destacam javali, pato-selvagem, mas os pratos recomendados são o Coscorão do Rio até ao Mar e o Cremoso de Caranguejo do Rio e Lagostim.

Rodrigo Castelo encostou a Taberna e ficou Ó Balcão. “A mim emociona-me cozinhar o que tenho aos meus pés e à mão de semear”

Rodrigo Castelo é o chef ao leme desde balcão. Estudou na Escola Agrária de Santarém e depois trabalhou na indústria farmacêutica. Disse ao Observador em 2023 que teve “a sorte de ser despedido”, porque tinha o sonho de ter um restaurante e usou a sua indemnização para ir em busca de o concretizar. Em outra conversa confessou-se “um gajo do campo” e também disse que lhe “dá muito mais gozo” fazer menus de degustação do que cartas. Para saber mais sobre este restaurante, além da morada no Ribatejo, há a morada no Instagram onde se descreve como um espaço onde se partilha “os sabores, as memórias e a tradição de ser Português”.

O chef Rodrigo Castelo, os prato e o interior do Ó Balcão

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora