A rede social Facebook e o Instagram estão lentamente a recuperar após a instabilidade de serviço desta terça-feira. Na versão móvel e na versão web do Facebook, os utilizadores receberam avisos sobre “sessão expirada”, sendo pedido para iniciar sessão novamente. Quando se carregava em ok, era pedido ao utilizador que introduzisse a palavra-passe, apenas para receber a indicação de mais um erro — desta vez, de que os dados de acesso estão errados.
A falha não afetou apenas o Facebook e o Instagram, já que outros serviços da Meta, como o Messenger ou Threads, também estão a funcionar com constrangimentos.
No site DownDetector foram feitas notificações sobre problemas no acesso. Até ao momento, não há indicação sobre a razão para esta falha. O Observador contactou a Meta, mas ainda não foi possível obter uma resposta.
Na rede social X, habitualmente usada quando outras redes sociais estão a passar por problemas, Andy Stone, líder das comunicações da Meta, confirmou a existência da falha. “Temos conhecimento de que há pessoas que estão a ter problemas a aceder aos nossos serviços. Estamos a trabalhar nisto agora”, explicou.
We're aware people are having trouble accessing our services. We are working on this now.
— Andy Stone (@andymstone) March 5, 2024
A empresa ainda não emitiu mais informações sobre se a falha está totalmente resolvida. Até porque os acessos ao Facebook e as atualizações do Instagram ainda apresentam alguma instabilidade.
[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]
Na página sobre o estado da plataforma, é dito que está a “recuperar de disrupções” desde as 17h07 (hora de Lisboa). “Estamos a recuperar de uma falha que teve impacto no login do Facebook e os serviços estão a ser recuperados. Pedimos desculpa por qualquer inconveniência que isto possa ter causado.”
Andy Stone voltou a recorrer ao antigo Twitter para fazer um ponto de situação sobre a falha, explicando que a questão “foi resolvida tão depressa quanto possível para toda a gente que foi impactada”. “Pedimos desculpa por qualquer inconveniência.”
Earlier today, a technical issue caused people to have difficulty accessing some of our services. We resolved the issue as quickly as possible for everyone who was impacted, and we apologize for any inconvenience. https://t.co/ybyyAZNAMn
— Andy Stone (@andymstone) March 5, 2024
A versão internacional do site apresentou um pico de queixas sobre a falha no Facebook às 15 horas (hora de Lisboa), com mais de 44 mil notificações.
O DownDetector apresentou um pico no Instagram também desde as 15 horas, com mais de 31 mil relatos de problemas. No entanto, os utilizadores não estão a ter a sessão terminada abruptamente, mas sim a ter dificuldade em ver novas publicações no feed.
O Threads, a rede social mais recente da Meta, que chegou ao mercado como um rival do antigo Twitter, também não está a funcionar corretamente.