Pelo menos um pescador morreu e nove estão desaparecidos depois do naufrágio de um barco de pesca ilegal ao largo da localidade de Ponta Malongane, província de Maputo, sul de Moçambique, divulgaram esta quarta-feira as autoridades moçambicanas.

Em comunicado, o Instituto Nacional do Mar (Inamar) confirma o naufrágio, esta quarta-feira, da embarcação denominada “Roberto”, no distrito de Matutuíne, na localidade da Ponta Malongane.

“A embarcação envolvida no sinistro encontrava-se a exercer ilegalmente a atividade de pesca à linha e levava a bordo 12 tripulantes, dos quais nove são dados como desaparecidos, um morto e dois sobreviventes”, refere o Inamar.

O instituto acrescenta que “dados preliminares apontam como prováveis causas do acidente” a entrada de água na embarcação.

“Sendo que alguns tripulantes ao se aperceberem da situação entraram em pânico, fazendo a embarcação guinar para o estibordo, acabando por naufragar“, descreve o Inamar, que convocou para quinta-feira uma conferência de imprensa para dar mais detalhes da ocorrência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR