O Hamas disse esta quinta-feira ter apresentado  uma visão global para um acordo de tréguas com Israel, através de mediadores do Qatar. Netanyahu já reagiu afirmando que “não há uma resposta real do Hamas” e que o grupo terrorista “continua a fazer exigências inaceitáveis”.

O grupo palestiniano afirmou esta quinta-feira ter apresentado aos mediadores uma visão global de um acordo de tréguas, com vista a cessar a “agressão” israelita contra os palestinianos na Faixa de Gaza, que incluía a prestação de socorro e ajuda, o regresso dos deslocados de Gaza às suas casas e a retirada das forças israelitas.

O acordo também inclui a posição do grupo sobre a troca de prisioneiros e reféns, acrescentou o Hamas num comunicado, sem entrar em pormenores, avançou a Reuters.

Segundo a rede social X (antigo Twitter) do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu e a sua mulher Sara encontraram-se esta quinta-feira com representantes das famílias dos reféns. Nesse encontro, o chefe de governo israelita informou que “não há uma resposta real do Hamas” e que o grupo terrorista “continua a fazer exigências inaceitáveis”, impossibilitando um avançar das negociações e afirmando que o objetivo do Hamas é “incendiar o terreno durante o Ramadão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Netanyahu destaca como positiva a mudança na pressão exercida pelo Qatar afirmando que o país começou a dizer.  “Vamos negar-vos fundos. É isso que está a ser dito, nós verificámos isso. Trata-se de uma mudança. É algo positivo.” E rematou: “Se alguém vos disser que eu não quero um acordo e que estamos a tentar não o fazer, isso é um disparate.”