As autoridades marítimas espanholas resgataram nas últimas horas 53 pessoas, 45 homens, duas mulheres e seis menores, de origem norte-africana que se encontravam a bordo de uma embarcação ao largo das Canárias.

Os ocupantes da embarcação precária foram resgatados às 22h30 horas de domingo (mesma hora em Lisboa), a 21 quilómetros a nordeste de Caleta de Mojón Blanco, município de Haría, Lanzarote, arquipélago das Canárias.

No domingo, os serviços de socorro de Espanha já tinham socorrido 59 pessoas de origem norte-africana que se encontravam a bordo de uma embarcação à deriva, a cerca de 21 quilómetros de Lanzarote.

Um cargueiro colaborou nesta primeira operação de salvamento que confirmou a posição da embarcação precária tendo um navio patrulha da Guardia Civil participado no resgate.

Segundo a EFE, dois membros desta primeira operação de resgate tiveram de ser transferidos para um hospital.

Mais de 11.700 pessoas chegaram, entre 1 de janeiro e 15 de fevereiro, às ilhas Canárias de forma irregular, a bordo de embarcações precárias, um aumento de 630,6% em relação ao mesmo período de 2023, segundo os últimos dados do Governo espanhol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR