A Polícia Judiciária deteve dois suspeitos da prática de quatro crimes de homicídio qualificado, que ocorreram entre outubro de 2023 e janeiro deste ano, nos concelhos de Amadora, Oeiras e Lisboa. Em causa, segundo a investigação, poderão estar ajustes de contas relacionados com o tráfico de droga.

As detenções aconteceram em colaboração com o Corpo Nacional de Policia de Espanha, tendo um dos suspeitos sido detido em Portugal e outro no sul do território espanhol, avançou a PJ em comunicado.

Os dois detidos, portugueses de 26 e 29 anos, terão utilizado uma “espingarda, uma metralhadora e uma pistola de 9 mm” para alegadamente cometerem os quatro crimes de homicídio.

O primeiro aconteceu a 15 de outubro, em Lisboa, “em plena via pública”, quando os dois suspeitos “abordaram um homem e sobre ele executaram vários disparos de arma de fogo, deixando-o gravemente ferido”, descreveu a PJ.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quatro dias depois, os dois suspeitos terão rumado até à Amadora, onde atingiram um homem com disparos de arma de fogo, tendo apenas causado ferimentos. Esta vítima, no entanto, viria a ser morta a 28 de outubro, “na sequência de múltiplos disparos de armas de fogo, sendo uma delas caracterizada como uma espingarda automática de calibre de guerra, vulgarmente conhecida por G3″.

Finalmente, a 11 de janeiro deste ano, os suspeitos terão feito outra vítima, com recurso a uma pistola, “tendo as circunstâncias ocorrido uma vez mais na via pública, no concelho de Oeiras”.

A PJ disse ter feito várias buscas domiciliárias, em Portugal e em Espanha, tendo apreendido duas armas de fogo, um carro, produto estupefaciente, diversos equipamentos de comunicação, dinheiro e outros elementos com “interesse probatório”.

O suspeito detido em Espanha, através da colaboração com o Corpo Nacional de Policia e de um mandado de detenção europeu, será em breve extraditado para Portugal, após concluídas as formalidades com as autoridades espanholas.

Já o português detido em território nacional será presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal da Amadora, para aplicação das medidas de coação.

A Polícia Judiciária fará esta terça-feira, às 15h30, uma conferência de imprensa, para mais informações e esclarecimentos sobre as detenções.