As autoridades da Colômbia apreenderam cerca de 1,7 toneladas de cocaína escondida num carregamento de abacates com destino a Portugal, anunciou o chefe da polícia colombiana.

“No porto de Santa Marta, apreendemos cerca de 1,7 toneladas de droga, escondidas num carregamento da fruta que tinha como destino Setúbal (Portugal)”, escreveu o general William René Salamanca, na segunda-feira, na rede social X (antigo Twitter).

A informação não indica se houve detenções, embora o general Salamanca tenha dito que a Polícia Antinarcóticos, que realizou a operação, vai divulgar pormenores mais tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável acrescentou, há alguns dias, que a polícia tinha aumentado a busca e o controlo de cargas nos principais portos e aeroportos do país para combater o envio de cocaína para o estrangeiro.

Entretanto, o diretor da Polícia Antinarcóticos, coronel Ricardo Sánchez, disse que as investigações estão a tentar determinar a que grupo pertencia o carregamento apreendido em Santa Marta.

O ministro da Defesa colombiano, Iván Velásquez, anunciou há semanas que, entre 1 de janeiro e 7 de março, as forças de segurança apreenderam 130 toneladas de cocaína, o que representa um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por sua vez, o ministro da Justiça, Néstor Osuna, disse que as autoridades colombianas apreenderam 740 toneladas de cocaína no ano passado, o número mais alto já alcançado pelo país na luta contra o tráfico de drogas.