O Reino Unido enviou esta sexta-feira dez toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, pela segunda vez em menos de uma semana, entre avisos de que a população de Gaza enfrenta uma fome iminente.

“O Reino Unido está a fazer tudo o que é necessário para levar a maior quantidade possível de alimentos para Gaza. O lançamento aéreo de entregará mais de 10 toneladas de alimentos aos civis necessitados”, afirmou o ministro britânico da Defesa, Grant Shapps.

O ministro agradeceu também à Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) e ao pessoal do Exército britânico. “Continuaremos a procurar todas as oportunidades para levar ajuda a Gaza por via aérea, marítima e terrestre”, afirmou.

Um avião A400M da RAF voou da capital da Jordânia, Amã, para Gaza, a fim de entregar os fornecimentos ao longo da costa do território de Gaza. Os pacotes incluíam arroz, farinha, óleo, comida para bebé, comida enlatada e água.

A RAF já lançou outras dez toneladas de mantimentos no enclave palestiniano na segunda-feira, numa operação de ajuda internacional liderada pelas autoridades jordanas, que estão a trabalhar “em estreita cooperação” com Londres no planeamento da missão.

As autoridades da Faixa de Gaza informaram esta sexta-feira que mais de 32.600 pessoas foram mortas na sequência dos ataques do exército israelita ao enclave palestiniano desde 7 de outubro de 2023.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR