Recentemente foram descobertas novas obras de arte numa nova escavação realizada na antiga cidade romana de Pompeia, que ficou soterrada depois do vulcão do Monte Vesúvio entrar em erupção, no ano de 79 d.C. Segundo os arqueólogo, as pinturas estão entre as melhores até agora encontradas na região.

As obras de arte foram encontradas num grande salão de jantar — com 15 metros de comprimento e seis de largura. As paredes da obra apresentam ainda míticos personagens gregos, como é o caso de Helena de Troia, que está acompanhada de Páris, príncipe de Troia. Também é apresentado um cão e uma inscrição onde se lê “Alexandros”, outro nome do príncipe. O piso, composto por mosaicos, apresenta-se quase completo e contém mais de um milhão de azulejos de cor branca. Segundo a lenda grega, a guerra de Troia desencadeou-se depois de o casal ter fugido, no século XII a.C.

Noutra obra, o deus Apolo aparece a tentar seduzir a profetisa Cassandra. Nos esforços de sedução, Apolo concedeu a Cassandra o poder de prever o futuro, que ela rejeitou. Perante a rejeição, o deus amaldiçoou a profetisa para que ninguém acreditasse nas suas previsões. Desta forma, Cassandra foi incapaz de impedir os acontecimentos trágicos que ela tinha profetizado. A profetisa foi violada durante a captura de Troia e acabou como escrava, relata o The Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À BBC, Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque onde decorrem as escavações, afirmou que a cor escura das paredes onde foram encontradas as obras pode ter sido escolhida para esconder a fuligem das lamparinas a óleo usadas durante o horário de entretenimento, que acontecia após o pôr do sol. “Com luz brilhante, as pinturas quase que ganhavam vida”, afirmou o diretor.

Os casais mitológicos forneceram ideias para conversas sobre o passado e a vida, aparentemente apenas de natureza meramente romântica. Na realidade, referem-se à relação entre o indivíduo e o destino. Cassandra consegue ver o futuro mas ninguém acredita nela. Apolo fica do lado dos troianos contra os invasores gregos, mas sendo um deus, não pode garantir a vitória. Helena e Paris que, apesar do caso amoroso politicamente incorreto, são a causa da guerra, ou talvez apenas um pretexto”, continuou Zuchtriegel.

As obras encontradas são de estilo ornamentado e datadas de entre 15 a.C. e 40 a 50 d.C. Segundo a BBC, cerca de um terço da cidade de Pompeia encontra-se ainda debaixo dos detritos provenientes do vulcão.

Pompeia é verdadeiramente um baú de tesouro que nunca deixa de nos surpreender porque, cada vez que escavamos, encontramos algo bonito e significativo”, afirmou o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, citado pelo The Guardian.

Pompeia. As relíquias amaldiçoadas que os turistas estão a devolver

A escavação atual apresenta-se como a maior realizada até hoje. As ruínas de Pompeia foram descobertas no século XVI, tendo as primeiras escavações começado em 1748. Pompeia é um dos locais arqueológicos mais visitado do mundo, com cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano.