A Grécia está a promover férias “gratuitas” para milhares de turistas que foram forçados a sair da ilha durante os incêndios florestais de Rodes.

Incêndios em Rodes levam à maior operação de evacuação de sempre e voos suspensos

Cerca de 25.000 turistas, principalmente da Grã-Bretanha, serão elegíveis para receberem os vouchers que cobrem uma semana de estada em hotel. A iniciativa decorrerá em duas fases: entre esta quinta-feira e 31 de maio e entre 1 de outubro e 15 de novembro. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O esquema está a funcionar como prometeu o primeiro-ministro”, declarou o secretário-geral do turismo grego, Myron Flouris, citado pelo The Guardian. “Tem sido um processo muito complicado, penso eu, porque somos o primeiro país do mundo a fazer isto.”

O valor do voucher varia entre 300 e 500 euros e servirá para cobrir despesas de alojamento, tendo o responsável do sindicato dos hoteleiros da ilha, Yannis Papavasiliou, referido que apenas “se aplicará a hotéis e não a acomodações privadas do tipo do Airbnb.” 

A resolução tem tido uma adesão muito forte, afirmam as autoridades em Rodes, com mais de 5.00o inscritos no programa de beneficiários. “A resposta tem sido muito boa e dizem que será ainda mais forte no outono.”

O governo do país, liderado por Kyriakos Mitsotakis, anunciou a iniciativa no Good Morning Britain da ITV, em 2023, após vários turistas ficarem com as suas férias encurtadas devido ao alastramento dos incêndios.

Mitsotakis também alertou, durante a conferência organizada em Rodes pela Comissão Europeia de Viagens, para o efeito das alterações climáticas no mediterrâneo que pode provocar “mais incêndios e provavelmente mais inundações”. 

Em declaração, segundo o jornal The Guardian, uma turista britânica afirmou que a viagem durante os incêndios deixou a sua filha, ainda criança, sem vontade de retornar. Contudo, apreciou a iniciativa do executivo grego, “Eles querem encorajar as pessoas a voltarem, o que é bom. Aceitaremos a oferta e gastaremos dinheiro na ilha.”

Além de muitos turistas fazerem estas viagens através de agências como Jet2, TUI e Thomas Cook, espera-se que o contacto para a obtenção do voucher seja feito diretamente com o governo grego.