Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação mostrou-se “otimista” relativamente às reuniões com os sindicatos dos professores. “Penso que há razões para estarmos otimistas. Os sindicatos reconheceram que em muitas dimensões fomos ao encontro das expectativas”, reiterou à Lusa.

É de recordar que na passada sexta-feira (3), Fernando Alexandre já se tinha mostrado disponível para fazer “alguns ajustamentos” relativamente à proposta que apresentou aos sindicatos.

Setembro ou julho? Devolução do tempo de serviço deverá acontecer mesmo este ano. Sindicatos exigem que fique em decreto-lei

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A proposta apresentada visava devolver o tempo congelado de seis anos, seis meses e 23 dias de uma forma gradual: 20% a cada ano (no dia 1 de setembro) até 2028. Contudo, foi refutada por todos os sindicatos que pediram uma recuperação mais rápida.

Em declarações ao jornalistas, Fernando Alexandre reforçou,”nós temos abertura para melhorar a nossa resposta, para que responda melhor às reivindicações dos professores e do sistema educativo”.

A próxima reunião negocial do ministério com os sindicatos de professores está agendada para segunda-feira, 13 de maio.