Esta segunda-feira analisamos os resultados da primeira volta das eleições legislativas em França. A única surpresa em França foi a elevada participação dos eleitores, a maior em 40 anos. Mas essa participação não se traduziu numa inversão dos resultados eleitorais. A União Nacional de Marine Le Pen e Jordan Bardella ganhou as eleições folgadamente, tendo a Nova Frente Popular ficado em segundo lugar. Bem mais para trás ficou o partido do Presidente Macron. As previsões para a eleição dos deputados, a maioria dos quais obrigada a disputar uma segunda volta, não apontam para qualquer maioria absoluta, mas há alinhamentos e apelos ao voto que ainda podem mudar alguma coisa. Ontem os primeiros a falar foram Marine Le Pen e Jean Claude Mélenchon, o que pode ter dado o tom para a segunda volta: muito vai jogar-se em apelos à necessidade de conter os extremismos, para uns extremismos de direita, para outros extremismos de esquerda. O que pode acontecer daqui até domingo? Já se pode fazer uma previsão sobre quem vai conseguir formar governo em França?

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR