Quatro homens e uma mulher, com idades entre os 42 e 70 anos, foram detidos quarta-feira em Elvas, distrito de Portalegre, por suspeitas de tráfico de armas e posse de arma proibida, anunciou a PSP.

As detenções dos suspeitos, indicou em comunicado enviado à agência Lusa o Comando Distrital de Portalegre da PSP, foram feitas durante uma operação de combate ao tráfico de armas realizada na cidade alentejana.

Na operação, adiantou ainda a PSP, foi dado cumprimento a sete mandados de busca domiciliária, no âmbito de uma investigação iniciada há vários meses sobre crimes de tráfico e mediação de armas e detenção e posse de armas proibidas.

Além das detenções, a PSP apreendeu nas buscas uma caçadeira, duas carabinas, uma réplica de arma de fogo com carregadores, uma arma de ar comprimido, duas soqueiras, um silenciador artesanal, um bastão artesanal, um aerossol e três miras telescópicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram ainda apreendidos 104 munições, 71 cartuchos, cinco telemóveis e 10.870 euros em numerário.

Os cinco detidos vão ser presentes a tribunal, na quinta-feira à tarde, para primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.

A operação contou com um dispositivo composto por polícias de várias valências do Comando Distrital de Portalegre da PSP, apoiados por duas subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP), designadamente pelo Grupo Operacional Cinotécnico e pelo Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo.

Também participaram nas diligências policiais várias Equipas de Intervenção Rápida dos Comandos Distritais de Évora, Beja, Santarém e Guarda da PSP, uma equipa de investigação criminal do Comando Distrital de Castelo Branco e militares da GNR.