Nos primeiros sete meses de 2024, a Peugeot foi o construtor que liderou o mercado português, ao transaccionar 13.188 unidades, uma redução de 8,9% face ao ano anterior, num país que adquiriu 130.967 unidades, mais 3,8% face a 2023. Em Julho, este construtor francês comercializou 1625 veículos, mais 4,4% do que em período homólogo. As posições seguintes do ranking das marcas que mais venderam foram pertença da Mercedes (10.027 unidades e +24%), que registou um crescimento de 32,8% só em Julho, com a Dacia a ser a 3.ª marca mais popular com 9626 unidades e mais 11%. Curiosamente, destes três fabricantes, nenhum ocupa um lugar no top 5 do ranking europeu, uma vez que a Mercedes é apenas 6.ª na Europa, com a Peugeot a ser 8.ª e a Dacia 9.ª (com dados referentes aos primeiros seis meses de 2024).

Os lugares seguintes do ranking nacional são detidos pela Renault, que surge em 4.º lugar com 9619 unidades e -7,6%, apesar de ter crescido 2,7% em Julho, seguida pela BMW (8089 unidades e -0,3%) e pela Citroën (7543 unidades e +27,4%), sendo bom recordar que a Renault foi 5.ª na Europa, a BMW 3.ª e a Citroën apenas 14.ª, conseguindo um desempenho bem melhor entre nós. Curiosamente, o líder do mercado europeu, a Volkswagen, é apenas a 7.ª marca mais vendida em Portugal, com 7014 unidades e -15,1%, seguida da Toyota (6938 unidades e +3,1%), que foi a 2.ª mais vendida no mercado europeu.

O 9.º lugar do ranking portugês é ocupado pela Tesla (6021 unidades e +30,8%), marca que cresce 11,1% em Julho e no top europeu não passa da 18.ª posição, com o construtor norte-americano a bater a Seat (5044 unidades e -13,4%), que ficou na 10.ª posição no mercado nacional. Na Europa, a Seat é apenas 19.ª, ainda que a crescer 14%.

Nas cinco posições seguintes do ranking nacional encontram-se a Kia, a Nissan, a Volvo, a Opel e a Hyundai, sendo que a Volvo é quem mais cresce (44,6%), com a Kia, a Nissan e a Hyundai a aumentarem o volume de vendas em, respectivamente, 13,8%, 11,4% e 11,4%, enquanto a Opel cai 19%. A encerrar o top 20 surgem a Fiat (-6,5/%), a Audi (-0,6%), Ford (-33,7%), Skoda (+8,8%) e Mitsubishi com +46,6%, um crescimento notável para a marca que agora possui as mais recentes versões do Clio e do Captur como base para os seus modelos mais acessíveis.

Entre os 20 construtores que mais vendem entre nós, apenas surge um fabricante de veículos eléctricos (Tesla) e não está representado qualquer fabricante chinês, uma vez que a MG aparece apenas na 22.ª posição e a BYD logo atrás, na 23.ª, mas com um crescimento muito superior, de 1151%.

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