O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou este sábado o Dia Internacional dos Afrodescendentes e destacou o seu contributo para o país, reiterando a importância do combate à discriminação.

“Chegados ao nosso país vindos muitas vezes de nações irmãs, na língua e na cultura, é imperioso que os afrodescendentes possam encontrar em Portugal um horizonte de esperança”, lê-se na nota publicada no site da Presidência da República, que sublinha que os afrodescendentes “engrandecem e enriquecem” a cultura e a sociedade portuguesas.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu também que esta efeméride deve constituir “um marco pela eliminação de todas as formas de discriminação contra os afrodescendentes” e fortalecer o acolhimento e a integração.

“Com frequência, vizinhos na língua e na História, os afrodescendentes deverão poder aspirar a ser entre nós cidadãos plenos, nas suas expectativas, planos de vida e esboços de futuro. Que este dia assinale a importância de uma vizinhança sem preconceitos e oriente a necessidade de uma convivência fraterna e mais justa”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR