As manifestações contra as leis do trabalho estão a provocar fortes tensões (greves, estradas barricadas, portos e refinarias bloqueados pelos trabalhadores e inúmeros protestos nas ruas em várias cidades do país) em França nas últimas semanas. Nos últimos dias os ataques registados a forças policiais por parte dos manifestantes fizeram acender um outro debate no país, sobretudo depois de divulgadas imagens de alguns desses ataques. As autoridades já estão a proibir alguns dos protestos organizados, devido à violência contra os agentes policiais que estão a controlar as manifestações que, por sua vez, também se queixa da violência policial.

Um dos vídeos foi colocado no facebook no passado sábado (apesar de já ser de uma manifestação do início de maio) e já ultrapassou os 7 milhões de visualizações. As imagens mostram um agente da polícia a ser agredido numa manifestação em Nantes — um dos principais palcos destes protestos contra as alterações às leis laborais — e foi mais uma acha para a fogueira onde corre este debate. Ainda no domingo, o líder dos republicanos, Nicolas Sarkozy, pediu o regresso das “penas mínimas” para os agressores de agentes da polícia. O ex-presidente francês aproveita mesmo o tema para defender a dissolução dos grupos de extrema-esquerda — que estão a liderar estes protestos contra uma lei que classificam de “liberal” — e para acusar o Governo de passar um “sentimento de impotência, de uma forma de anarquia, uma perda completa de autoridade”.

https://youtu.be/-3CwwKZZO4s

Os protestos estão a ser organizados por um movimento — o “Nuit debout” (que se pode traduzir por “acordados durante a noite”) — que nasceu em março precisamente para contestar a reforma laboral levada a cabo pelo Governo francês. O grupo tem promovido vários encontros noturnos (daí o nome) na Praça da República, em Paris, mas as ações de protesto depressa se propagaram mais de 60 cidades do país.

Na passada quarta-feira, numa manifestação contra a violência policial (de que os manifestantes também se têm queixado) foi mesmo incendiado um carro da polícia, nas ruas do centro de Paris, com um cocktail molotov.

https://www.youtube.com/watch?v=KL1O4pUYJ2w

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR