No final de abril deste ano, o turco Mustafa Kartal — que à data não queria ser identificado — era notícia por ser um dos protagonistas de um vídeo onde era visivelmente agredido à porta de um restaurante no Cais do Sodré, em Lisboa. O dono do “Palácio do Kebab”, avança o Correio da Manhã, está retido há três meses na Turquia: a embaixada portuguesa em Ancara não lhe concede o visto para regressar a Portugal.

Kartal, 35 anos, explicou ao jornal que regressou à Turquia em julho para ver a mulher e as filhas, mas desde o passado mês de agosto que se desloca quase todas as semanas, sem sucesso, à embaixada. “Pedem-me um documento, eu entrego e depois dizem-me para esperar. Depois pedem-me outro papel qualquer e a situação repete-se”, contou esta quinta-feira ao CM.

Há mais de três anos em Portugal, o empresário turco garante que, no que ao restaurante diz respeito, tem tudo legal, incluindo os impostos em dia. Por enquanto, o contabilista de Mustafa Kartal tem garantido o funcionamento do estabelecimento, mas caso o patrão não regresse em breve, o espaço corre o risco de fechar.

Ao Observador, o dono do restaurante especializado em kebabs já antes tinha explicado que queria trazer a família para Portugal. “O meu negócio é sapatos, mas como estou à espera do visto de residência, não posso sair de Portugal. Há quatro anos. Não posso ir à Turquia ver os sapatos e comprar para trazer. Os clientes pedem, mas não posso sair”, chegou a dizer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR