Oito orcas foram avistadas entre as praias da Costa da Caparica e Sesimbra na quarta-feira. Os animais, também conhecidos por “baleias assassinas”, estiveram muito próximos de duas embarcações e os velejadores tiveram a oportunidade de ver um acontecimento raro: uma orca perto da costa portuguesa.

https://www.instagram.com/p/BZ4M44Knwqv/?taken-by=ecco_ocean

As orcas são os mamíferos com maior distribuição geográfica pelo planeta, logo a seguir à espécie humana, e estão presentes em todos os oceanos embora prefiram as água mais frias do Pacífico.

São animais muito sociais e dependem intrinsecamente do seu grupo familiar. Há vários relatos de orcas a morrerem ao fim de algumas semanas quando são afastadas do seu grupo.

O documentário Blackfish (2013) deu a conhecer a realidade das orcas que são mantidas em cativeiros e aquários, nomeadamente o Seaworld (Orlando, EUA), que se vê desde então envolvido em polémicas devido às condições em que mantém as orcas.

O bem-estar dos animais é medido pela firmeza da sua dorsal: quando começa a descair é sinal de que está deprimida. Apesar da alcunha de “baleias assassinas”, está comprovado que as orcas não atacam humanos a não ser que sejam provocadas. Alimentam-se sobretudo de peixes e lulas e caçam em grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR