O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, confirmou esta quarta-feira que foi diagnosticada à sua mulher, Laura Ferreira, uma doença oncológica e pediu respeito pela privacidade da sua família.

“Como se tornou do conhecimento público recentemente, e para evitar mais especulações sobre este assunto, confirmo que foi diagnosticado à minha mulher, Laura Ferreira, um problema do foro oncológico que está a ser devidamente acompanhado”, refere Pedro Passos Coelho, numa nota pessoal enviada à agência Lusa.

“Dado que se trata de um assunto privado, que apenas diz respeito à minha família, peço também que essa reserva de privacidade continue a ser respeitada”, acrescenta Pedro Passos Coelho.

O Observador sabe que o diagnóstico de Laura Ferreira aponta para um sarcoma do joelho. Mais raro do que o carcinoma, o sarcoma é um tipo de tumor maligno que atinge tecidos de ligação, como ossos, tendões, músculos, membranas e cartilagens, entre outros. O diagnóstico é mais difícil do que no caso do carcinoma. E a cirurgia, no caso de um sarcoma do joelho, é mais complicada.

Os sarcomas, cuja agressividade é muito variável, podem surgir em qualquer local do corpo humano, sendo mais frequentes nos membros e abdómen e têm origem muitas vezes desconhecida, manifestam-se de forma pouco específica, levando a diagnósticos tardios.

Este tipo de tumor implica normalmente intervenções por parte de uma equipa multidisciplinar, composta por radiologistas, por profissionais da anatomia patológica, da oncologia médica, de diversas especialidades cirúrgicas (como a ortopedia), da radioterapia e da reabilitação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR