“Je suis ISIS”. Esta foi a mensagem deixada pelos hackers do Estado Islâmico que, na noite de quarta-feira, atacaram a estação de televisão francesa TV5. O ataque, dirigido aos canais de televisão e às redes sociais, obrigou a TV5 encerrar durante várias horas, escreve o Figaro.

O ciberataque, “extremamente poderoso” aconteceu por volta das 22 horas (21 horas em Lisboa). A transmissão só foi restabelecida por volta da uma da manhã. Porém, até ao momento, a estação ainda só consegue transmitir programas gravados.

O controlo das redes sociais só foi conseguido uma hora depois. Os sites continuavam ainda em baixo, apresentando a mensagem “em manutenção”. De acordo com Yves Bigot, diretor da estação, a transmissão normal dos canais pode demorar horas e, até mesmo dias, a restabelecer. “Para a realização do ataque, foram precisas várias semanas de preparação“, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num vídeo publicado ontem à noite no Youtube, Bigot, diretor da estação, disse que a TV5 tinha sido “vítima de um ataque cibernético extremamente poderoso”. “Esta pirataria levou a que os nossos onze canais — os nove generalistas e os dois temáticos — se tornassem num ecrã preto e que, ao mesmo tempo, perdêssemos o controlo das nossas redes sociais e dos nossos sites na internet”, explicou na mensagem.

No Facebook da estação, foram publicados vários documentos, que alegadamente se tratariam de bilhetes de identidade de familiares de soldados franceses envolvidos em operações contra o Estado Islâmico. “Soldados de França, fiquem longe do Estado Islâmico”,podia ler-se numa mensagem deixada na página do Facebook da TV5. “Têm a hipótese de salvar as vossas famílias. Aproveitem a oportunidade. O Cibercalifado continua a sua ciberjihad contra os inimigos do Estado Islâmico”.