“É evidente que a equipa irá jogar para ganhar”. Luís Marques Guedes esteve com a seleção portuguesa na véspera do jogo com a Alemanha e diz que “o moral e o ambiente na equipa é fantástico, é muito bom, de resto eu pude observar isso durante o treino”.

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares está em Salvador em representação do governo português, estava previsto que Pedro Passos Coelho estivesse hoje no Arena Fonte Nova, mas questões de política interna levaram o primeiro-ministro a ficar em Lisboa. Assim, veio Marques Guedes. E voltará a estar presente em Manaus, para o segundo jogo. De resto, o ministro garante que “haverá sempre membros do Governo em todos os jogos da selecção, porque acho que isso é importante também para o espírito, para o empenho, para a determinação com que a nossa selecção se vai bater”.

Apaixonado por futebol, Luís Marques Guedes olha para o jogo com os alemães e lembra que “como não é a eliminar” não “há a obrigação de ganhar necessariamente o jogo, o grande objectivo é passar a primeira fase”. Da visita que fez à seleção nacional, já aqui em Salvador da Bahia, o ministro diz que “as indicações que tenho é que toda a preparação até agora correu exactamente como planeado, ou seja, correu da melhor maneira possível”.

Numa entrevista exclusiva ao Observador, antes de participar numa cerimónia de celebração do Dia de Portugal que foi adiada para este domingo (dia 15) por causa do jogo de Portugal em Salvador, o ministro fala também de Cristiano Ronaldo, “tanto quanto me foi explicado, quer pelo treinador quer pelos dirigentes, as preocupações estão ultrapassadas. Ou seja, de facto foi uma época extenuante, brilhante, mas extenuante para o Ronaldo, mas este período de três semanas, desde o último jogo da final da Liga dos Campeões até agora, foi utilizado para o recuperar, e foi possível isso”.

Logo, quando estiver no Arena Fonte Nova, Luís Marques Guedes deverá, no mínimo, cruzar-se com Angela Merkl, a chanceler alemã chegou de madrugada a Salvador para assistir ao jogo, o ministro português abr “não trago nenhuma mensagem especial para a chanceler. Espero apenas cumprimentá-la e desejar que seja um bom jogo e que Portugal ganhe”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR