Que a fertilidade nas mulheres diminui a partir dos 35 anos, já se sabia. Surgem agora novos dados de um estudo apresentado pela Sociedade Europeia de Reprodução e Embriologia no encontro anual em Lisboa, que começou a 14 de junho e terminou esta quarta-feira, 17 de junho.

Segundo Marta Devesa, investigadora que apresentou o relatório, as mulheres devem congelar os óvulos aos 35 anos e acrescenta três anos para o “decréscimo acentuado” da fertilidade — a partir dos 38. O estudo foi realizado com 4200 mulheres entre os 38 e os 44 anos, que foram submetidas a 5841 ciclos de Fertilização In Vitro. Entre os 38 e os 39 anos, cerca de 24% das mulheres que se submeterem a tratamentos de fertilidade conseguiram engravidar, valor que desceu drasticamente para 15% para as mulheres entre os 40 e 41 anos. A tendência mantém-se: as mulheres entre os 42 e 43 anos ficaram nos 6,6%, valor que baixou para 1,3% quando se trata de mulheres com 44 anos ou mais.

Os especialistas em Fertilização In Vitro dizem que há muitas mulheres com uma noção errada sobre a possibilidade de engravidar em determinadas idades, em parte pelo anúncio de gravidezes de celebridades por volta dos 40 anos sem que muitas delas admitam que utilizaram técnicas médicas. “Nós ouvimos muitas histórias de celebridades que deram à luz numa idade mais avançada, mas ninguém sabe o número de celebridades que não conseguiram, seja por causa de infertilidade ou porque fizeram tratamentos de fertilidade sem sucesso”, explicou Adam Balen ao Daily Telegraph. O presidente da Sociedade Britânica de Fertilidade acrescentou que “há sempre uma forte possibilidade de essas celebridades terem tido a ‘ajuda’ de uma clínica de fertilidade e terem conseguido engravidar através de Fertilização In Vitro ou de óvulos doados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR