“Os clientes são a razão de ser do BES. A sua confiança é a base de todo o valor que geramos”. É com estas palavras que Vítor Bento, o novo presidente executivo do Banco Espírito Santo, inicia uma mensagem dirigida aos clientes da instituição financeira, destinada a tranquilizar os depositantes. O economista sublinha que a equipa de gestão que lidera desde 14 de julho “está já a trabalhar com todo o empenho para reconquistar a confiança dos mercados, gerando benefícios sustentáveis e abrindo caminho a um novo capítulo” no percurso do banco.

Vítor Bento recorda que o BES “foi ainda recentemente reconhecido como banco líder na satisfação dos clientes de acordo com o ECSI 2013 (European Customer Satisfaction Index)” e acrescenta: “com a sua fidelidade e a de todos os outros clientes (…) faremos com que o banco continue a ser a referência que sempre tem sido”.

Esta é a segunda mensagem enviada pelo sucessor de Ricardo Salgado desde que foi cooptado para assumir o cargo de topo na gestão executiva do BES. A 15 de julho, uma dia depois de tomar posse, Vítor Bento dirigiu-se aos colaboradores e afirmou que “nunca, como hoje, o BES precisou tanto dos seus colaboradores – que são o seu principal ativo – para construir um futuro sólido, de confiança e de excelência”.

A crise no Grupo Espírito Santo e as dúvidas sobre a exposição do banco ao elevado endividamento da estrutura têm causado apreensão nos mercados, com as ações a atravessarem um período de volatilidade na bolsa de Lisboa. As principais agências de rating baixaram, recentemente, as notações de risco de crédito do BES.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR