75 dias na Ucrânia
Durante 75 dias, os enviados especiais do Observador estiveram em várias cidades da Ucrânia, a acompanhar os avanços da guerra, os relatos da resistência e as histórias de quem não sobreviveu.
-
Guerra na Ucrânia
Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa
Interativo. O Observador esteve numa aldeia que foi ocupada por russos durante um mês. Em Andriivka houve mortes, violações, destruição — e tentativas de fuga. Esta é a história desses 30 dias.
-
Guerra na Ucrânia
Como Vitalii viveu um mês de ocupação russa
Teve de se esconder quando lhe ocuparam a casa. A família viveu ameaçada e um oficial russo queria violar a sua filha. Vitalii, defensor da aldeia, reconstitui um mês de ocupação russa em Andriivka.
-
Guerra na Ucrânia
Corpos e destruição. O que Sánchez viu em Kiev
Na estrada entre Kiev e Irpin havia tanques destruídos, garrafas de vodka e corpos de militares russos carbonizados. Os cadáveres foram retirados logo após a visita de Sánchez. Reportagem na Ucrânia.
-
Guerra na Ucrânia
Histórias do massacre denunciado por Zelensky
Todos os dias aparecem mais corpos. Esta sexta-feira foram mais 9. Valentina Ulento, 73 anos, viveu tudo sem sair da cidade e ainda questionou os russos: "Porque é que o Putin não veio?"
-
Guerra na Ucrânia
Bucha. Caos na morgue e um cemitério até à berma
É a segunda vez que Lydmila enterra o marido, da primeira vez o corpo esteve 5 dias à porta de casa até os russos fazerem uma cova. Na morgue, há corpos empilhados, às vezes mais do que um por maca.
-
Guerra na Ucrânia
Corpos não cabem dentro da morgue de Bucha
A morgue de Bucha é demasiado pequena para a quantidade de corpos por reclamar. Uma das vítimas exumadas foi enterrada no cemitério local esta quinta-feira. Reportagem do Observador na Ucrânia.
-
Guerra na Ucrânia
Padre de Bucha conta como se decidiu abrir vala
Suspendeu as missas no início da ocupação, aceitou a abertura de uma vala junto à igreja para as famílias poderem enterrar os seus e não poupa nas críticas a Cirilo I. Entrevista ao padre de Bucha.
-
Guerra na Ucrânia
A aldeia que se sacrificou para salvar Kiev
Reportagem na Ucrânia. A água voltou onde antes estava e o pântano de Demydiv impediu a progressão dos russos, que nem com pontes flutuantes se safaram. Ficou a destruição, diferente da das armas.
a capital muralhada
-
Guerra na Ucrânia
A vingança prometida contra Putin no adeus a Sasha
Um pedido de perdão aos pais. Juras de vingança. E militares a gritar palavrões contra Putin. O Observador no funeral do fuzileiro Sasha, que seduziu a namorada por tirar o melhor capuccino de Kiev.
-
Guerra na Ucrânia
Kiev. Como é viver ao lado dos prédios atacados?
Podiam ter sido eles a morrer, depois das explosões provocadas pelos russos em Kiev esta segunda-feira. Como se decide ficar na cidade, apesar do medo? Reportagem dos enviados especiais do Observador.
-
Guerra na Ucrânia
“O dia mais duro” no hospital pediátrico de Kiev
As histórias das crianças vítimas de rockets e disparos em Kiev. Os médicos que passaram a dormir no hospital para as tentar salvar. E o cirurgião que queria matar Putin com as suas próprias mãos.
-
Guerra na Ucrânia
O resgate dos bebés órfãos cercados pela guerra
A difícil e arriscada retirada de 69 bebés e crianças da cave do hospital de Sumy onde se abrigaram duas semanas. O Observador esteve com quatro deles num hospital de Kiev.
-
Guerra na Ucrânia
Uma noite com uma família que fugiu de Kiev
Os Volkogon saíram da capital quando caíram as primeiras bombas e refugiaram-se no Oeste da Ucrânia, numa casa partilhada por três gerações. Tentam manter a rotina, mas a guerra entra por todo o lado.
-
Guerra na Ucrânia
"Putin vê que o Ocidente é medricas"
Serhiy Taruta chegou a ser o 488.º mais rico do mundo. Usa guarda-costas desde que em 2014 foi governador de Donetsk. Tem 50 familiares em Mariupol, mas não sabe se estão vivos. O Observador em Kiev.
-
Guerra na Ucrânia
As sirenes explicadas a uma criança: "São os maus"
Kiev antes do recolher obrigatório. Um casal a brincar com o filho. Velas contra a guerra na Catedral. E um pianista sem abrigo a tocar o hino no miradouro. Dos enviados especiais do Observador.
-
Guerra na Ucrânia
A "generala" que alimenta as tropas de Zelensky
Oksana não tem filhos, mas transformou-se numa segunda mãe para milhares de militares ucranianos, a quem leva comida à linha da frente. Reportagem dos enviados especiais do Observador a Kiev.
-
Guerra na Ucrânia
Dos dramas ao deslize. 5 momentos de Costa em Kiev
Saiu do comboio de colete, emocionou-se com os dramas de Irpin, trouxe 250 milhões e condecorou o funcionário da embaixada que ficou em Kiev. Mostrou apoio a Zelensky — mas não todo o que este queria.
-
Guerra na Ucrânia
"Deixem-nos ganhar a guerra juntos com Portugal"
Igor Zhovkva espera de António Costa apoio político e detalhes sobre armas para a Ucrânia. Em entrevista ao Observador, reage às polémicas do PCP e do russo de Setúbal. E vai pedir ajuda a Yaremchuk.
-
Guerra na Ucrânia
Como os vizinhos sentiram cair o míssil em Kiev
O ataque mais mortal até ao momento na capital ucraniana arrasou um centro comercial, matou 8 pessoas — e meteu medo a quem viu estilhaços entrar pela casa. Dos enviados do Observador a Kiev.
-
Guerra na Ucrânia
O deputado de Zelensky que tem a granada no casaco
Observador em Kiev: as reuniões secretas do Parlamento; os ciberataques ucranianos aos russos; e o negociador do boné. Yegor Chernev juntou-se aos militares, anda armado e deram-lhe um carro blindado.
-
Guerra na Ucrânia
Guterres: "Olho e imagino a minha família aqui"
Durante a manhã, Guterres visitou um "cenário horrendo", a vala comum nas traseiras de uma igreja onde estavam 117 corpos e Borodianka onde houve quem nem se apercebesse da sua presença.
-
Guerra na Ucrânia
Guterres em Kiev. A "humildade" de "um mensageiro"
Guterres chegou na tarde desta quarta-feira a Kiev, após uma longa viagem de carro. Disse que já sabia que em Moscovo não ia mudar a forma de pensar de Putin e deu uma volta, mas sempre de máscara.
-
Guerra na Ucrânia
A fortaleza onde Zelensky recebeu Guterres
Quando Guterres chegou à conferência de imprensa já há muito que os jornalistas o esperavam, sem telemóveis. Secretário-geral da ONU disse que guerra tem de acabar e de seguida ouviu explosões em Kiev
a fuga de mariupol
-
Guerra na Ucrânia
O dia-a-dia na Azovstal e as horas na estrada
Ao fim de mais de um mês, Tatiana teve um ataque: só queria sair, já não conseguia estar presa. Iryna recorda o medo das explosões: "Os cães latiam, os gatos faziam barulhos e as crianças gritavam”.
-
Guerra na Ucrânia
Como foi a viagem entre Azovstal e Zaporíjia
Ao Observador, um porta-voz da ONU detalhou a travessia entre Azovstal e Zaporíjia. 101 civis saíram da fábrica mas 32 quiseram ficar em Mariupol. Processo de seleção foi feito pelas próprias pessoas.
-
Guerra na Ucrânia
Zaporíjia: fugas de Mariupol, reencontros e medo
No dia em que se esperavam as cem pessoas retiradas da fábrica Azovstal, estes ficaram pelo caminho. Mas a Zaporíjia chegaram muitos civis nos seus carros vindos de Mariupol. Sem saber do futuro.
o território mais disputado
-
Guerra na Ucrânia
Veja Kharkiv por dentro depois da destruição
Os bairros atacados. As armas mais usadas. Os escombros do palácio e do mercado. Interativo com mapas e imagens de drone, do Observador em Kharkiv, a segunda cidade mais arrasada pelos russos.
-
Guerra na Ucrânia
Chefe da polícia de Kharkiv: “Durmo fardado"
O convite uma hora depois do início da guerra. A viagem a 200 km/hora. A caça aos sabotadores russos. E a bomba no seu gabinete. O Observador na segunda cidade mais destruída da Ucrânia.
-
Guerra na Ucrânia
“Russos dão 1 milhão de rublos a quem me apanhar”
Este autarca sabe que o ex-chefe da polícia foi nomeado pelos russos para administrar a sua terra — e que esse “traidor” passou a viver na sua casa: “Se o apanhar, mato-o”. O Observador em Kharkiv.
-
Guerra na Ucrânia
Bispo: “Pena de morte seria um alívio para Putin”
O bispo católico tem padres e fiéis a fugir dos russos, mas resiste em Kharkiv, de capacete e colete à prova de bala nas zonas de perigo, e com duas imagens da Srª. de Fátima. O Observador na Ucrânia.
os ataques no sul
-
Guerra na Ucrânia
Odessa. A caça aos russos no recolher obrigatório
Observador em Odessa: após as 22h, quem andar na rua sem uma password que muda todas as noites tem o telemóvel revistado. A polícia procura fotos de Putin, contactos russos e grupos no Telegram.
-
Guerra na Ucrânia
Mikolaiv. “Isto foi o nosso 11 de Setembro”
Sem paz, sem segurança, sem água e sem certezas de que os russos aqui ao lado não ocupem a cidade — que vão vigiando com drones e destruindo com bombas de fragmentação. O Observador em Mikolaiv.
-
Guerra na Ucrânia
Mikolaiv. O álbum de fotos de guerra do procurador
Pelo telemóvel do chefe da procuradoria de Mikolaiv passam as fotos de quase todos os ataques à cidade. O magistrado acedeu a partilhar algumas dessas imagens com os leitores do Observador.
-
Guerra na Ucrânia
“Envergonha-me ter um colega preso por traição”
A investigação dos 982 crimes de guerra que mataram 141 pessoas. Os dois procuradores feridos. E o magistrado preso por passar segredos aos russos. Entrevista do Observador ao procurador de Mikolaiv.
-
Guerra na Ucrânia
Mykhayl, o bebé que nasceu e sentiu logo um míssil
O hospital foi bombardeado pouco depois de ele nascer. A mãe perdeu o leite. Escondeu-se dos russos. Livrou o pai de ter de ir combater. As batalhas de Mykhail, 40 dias de vida — todos na guerra.
a porta de saída
-
Guerra na Ucrânia
"Não quero ficar à espera para ver Putin chegar"
Reportagem na Ucrânia. A cidade perto da fronteira com a Polónia tem resistido à invasão russa. Mas as sirenes de aviso de ataque aéreo por vezes soam: e todos se precipitam para caves e abrigos.
-
Guerra na Ucrânia
Ucrânia. Crónica de uma chegada atribulada
Foram seis horas para fazer o percurso de 300 quilómetros de Cracóvia (Polónia) a Lviv (Ucrânia). Muitos "Davai" depois na fronteira, o drama de quilómetros de fila de refugiados que esperavam passar.
-
Guerra na Ucrânia
As histórias à sombra de um comboio para a Polónia
Em Lviv, centenas de refugiados tentam apanhar comboio para Przemysl. Famílias com crianças desesperam pelo embarque e maridos dividem-se: há quem vá tentar furar a lei marcial e quem fique para trás.
-
Guerra na Ucrânia
"Nós podemos morrer aqui, vão vocês"
Os que são obrigados a ficar para trás, os que abandonaram tudo à pressa, os idosos que cedem lugar na fuga, os que se escondem debaixo de sirenes. Retratos dos enviados do Observador, em Lviv.
-
Guerra na Ucrânia
O relato do desespero na estação de Lviv
"Há pessoas entaladas nas escadas há mais de 12 horas". O repórter João Porfírio relata uma situação caótica na estação de comboios de Lviv, esta manhã, entre quem tenta conseguir um lugar num comboio
-
Guerra na Ucrânia
O caos na estação de comboios dos que querem fugir
Crianças e animais passados a polícias e carrinhos de bebé no ar. Na estação de comboios de Lviv, onde milhares de pessoas tentam partir para a Polónia, a situação deteriora-se cada vez mais.
Ofereça este artigo a um amigo
Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.
Artigo oferecido com sucesso
Ainda tem para partilhar este mês.
O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.
Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador
Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.
Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.
Atingiu o limite de artigos que pode oferecer
Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.
Aconteceu um erro
Por favor tente mais tarde.
Atenção
Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.