794kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

Mais por menos

Escolher um carro pode ser uma tarefa difícil. Mas há uma plataforma que oferece vantagens e serviços para encontrar o carro ideal e fazer negócios transparentes, sem stress nem complicações.

O mercado de automóveis usados em Portugal deve normalizar durante os próximos meses, numa tendência que tem sido impulsionada pelo aumento da confiança dos consumidores, assim como pelo alargamento da oferta de carros usados de qualidade. De facto, muitas pessoas não precisam de comprar um carro novo e têm cada vez mais a perceção de que um usado representa um negócio mais rentável. Além disso, também há consumidores que acrescentam os benefícios da reutilização dos carros numa lógica de sustentabilidade e economia circular.

“O mercado de usados registou mais de 600 mil transações em 2022, tendo as plataformas digitais contribuído de forma significativa para este valor”, conta Paulo Figueiredo, diretor do PiscaPisca.pt, o motor de busca que registou mais de 100.000 leads ao longo do ano passado. É uma transformação digital que está a produzir efeitos positivos ao nível do comércio de automóveis usados. Esta nova vaga de negócios no canal digital representa muito mais do que apenas a tecnologia, pois coloca em destaque a importância da experiência do cliente ao longo do processo de compra e venda. Isto pode incluir a prestação de serviços de crédito, de assistência programada e as garantias.

"O mercado de usados registou mais de 600 mil transações em 2022, tendo as plataformas digitais contribuído de forma significativa para este valor”
Paulo Figueiredo, diretor do PiscaPisca.pt

As plataformas online trazem maior visibilidade e novas dinâmicas às posições tradicionais dos stands de venda de usados. Impulsionam o crescimento deste mercado ao oferecer aos clientes uma experiência digital diferenciadora, através de recursos multimédia que integram os dados completos e imagens reais dos veículos, sejam fotos ou vídeos, juntamente com ferramentas de pesquisa rápidas e eficazes, além dos serviços e opções de entrega exclusivas. “O PiscaPisca.pt conta com mais de 2.300 profissionais registados, tendo atingido um record no passado mês de janeiro com 785.000 visitas”, refere Paulo Figueiredo, satisfeito com a performance do portal que tem evoluído de forma consistente. “Atingimos o volume de 7.3 páginas consultadas por visitante com um tempo médio por visita, superior a 4 minutos”, sublinha o diretor do PiscaPisca.pt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O PiscaPisca.pt conta com mais de 2.300 profissionais registados, tendo atingido um record no passado mês de janeiro com 785.000 visitas”
Paulo Figueiredo, diretor do PiscaPisca.pt

Vantagens de comprar usado

Ao escolher um carro usado pode obter economias significativas em comparação com a compra de um novo. Quando um veículo chega ao mercado de usados, grande parte da sua depreciação já aconteceu e foi suportada pelo primeiro proprietário. Portanto, comprar usado representa desde logo uma oportunidade de adquirir um carro melhor pelo mesmo dinheiro. O valor que gastaria na compra de um carro novo pode ser suficiente para comprar um usado de um segmento superior ou com melhores especificações.

Atualmente, o PiscaPisca.pt já ultrapassou os 44.900 veículos disponíveis na plataforma, traduzindo alguma retoma do parque automóvel disponível. Paulo Figueiredo explica que “após o recuo a que assistimos na pandemia, que se traduziu em fortes implicações na entrega de veículos novos e na consequente redução de disponibilização de veículos para o mercado de usados, nos últimos meses, registámos novamente uma tendência positiva, com um crescimento que se situa nos 5%.” Para o responsável do PiscaPisca.pt, “esta tendência decorre essencialmente da normalização das cadeias de abastecimento na indústria de semicondutores e da carteira de encomendas de clientes, que se encontrava por satisfazer.”

Confiança e transparência

“No PiscaPisca não arrisca”, salienta Paulo Figueiredo, acrescentando que “por isso somos totalmente a favor da disponibilização dos dados de cada veículo, de forma a reforçar a transparência do mercado. Neste sentido, trabalhamos em conjunto com a APDCA no desenvolvimento e promoção do programa de certificação de viaturas usadas, para fortalecer a relação de confiança com os compradores.”

Além do programa de certificação desenvolvido com a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel (APDCA), o PiscaPisca.pt tem também uma parceria com a DECO Proteste que garante a informação privilegiada ao comprador. Outra inovação é a ferramenta de diagnóstico que permite encontrar o “carro ideal” a partir das respostas dadas pelo cliente a um conjunto de breves questões sobre as suas necessidades no dia a dia.

Para gerar uma experiência de cliente uniforme e diferenciada, “o PiscaPisca.pt é a única plataforma que disponibiliza, junto aos anúncios dos carros certificados, um relatório técnico detalhado, elaborado por oficinas especializadas (DEKRA ou MForce) que atestam as condições do veículo”, explica Paulo Figueiredo que salienta a importância da inspeção obrigatória a que estes veículos são também submetidos.

Garantias e serviços

Além das garantias legais, muitos comerciantes apostam na extensão do prazo ou da quilometragem, além dos casos em que assumem o custo da substituição eventual de componentes mais dispendiosos. Cada negócio deve ser avaliado criteriosamente, mas ao apostar num carro usado certificado obtém melhores garantias sobre o veículo e ainda ganha em segurança e tranquilidade no seu dia a dia. Todos os veículos certificados são sempre rigorosamente inspecionados de acordo com os critérios exigidos numa lista de 250 pontos de verificação.

"O PiscaPisca.pt é a única plataforma que disponibiliza, junto aos anúncios dos carros certificados, um relatório técnico detalhado, elaborado por oficinas especializadas (DEKRA ou MForce) que atestam as condições do veículo”
Paulo Figueiredo, diretor do PiscaPisca.pt

Outra vantagem de comprar um carro usado é não ter de ficar meses à espera da entrega do carro novo. Em poucas horas e com formalidades simples pode levar o seu novo carro usado para casa no próprio dia em que o encontra à venda. A subida da inflação e a crise energética, agravadas pela guerra na Ucrânia, devem continuar a afetar a produção de automóveis novos. Mas à medida que há mais carros novos disponíveis para entrega, verifica-se um aumento da oferta no mercado de usados que promete continuar a crescer, apesar do contexto de dúvida e recessão. Portanto, os modelos de negócio online como o PiscaPisca.pt vão continuar a trazer disrupção e serviços diferenciadores ao mercado dos veículos usados, com impacto positivo no negócio dos revendedores e também ao nível das transações entre consumidores particulares.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos