O que está em causa?

Pedro Mota Soares, deputado do CDS, acusou esta quarta-feira, em pleno debate quinzenal, o Governo socialista de estar a faltar à palavra por não entregar ao Parlamento o Plano Nacional de Implementação da Cooperação Estruturada Permanente (CEP) — Pesco, no seu acrónimo em Inglês. Trata-se de um documento onde são explicados os detalhes operacionais para a participação de Portugal na nova União Europeia de Segurança e Defesa e no esforço conjunto e à escala europeia de investimento no setor militar.

O democrata-cristão não foi o único a fazê-lo: Miguel Morgado (PSD) e Isabel Pires (BE) já tinham aproveitado a presença do primeiro-ministro para acusar o Governo socialista de estar a desrespeitar o compromisso assumido pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, de fazer chegar aos deputados da Comissão de Assuntos Europeus o documento exigido, criticando a falta de transparência do Executivo.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

IFCN Badge