A estória tem mais de um ano, o próprio autor fez um desmentido no Twitter, mas nem isso foi suficiente para parar o boato. Não, Amir Khan não doou 200 dólares aos pobres, escondidos dentro de pacotes de farinha. A publicação voltou a circular no Facebook nos últimos dias, com centenas de partilhas e comentários e o facto de Amir Khan ter decidido fechar todas as contas nas redes sociais pode ter ajudado a que o rumor tivesse voltado.

Publicação no Facebook com estória falsa

Pouco tempo depois de a Covid-19 se ter espalhado pelo mundo e a Organização Mundial de Saúde ter declarado a situação como pandemia surgiu o rumor de que a estrela de Bollywood Aamir Khan tinha doado o equivalente a 200 dólares, escondidos em sacos de farinha. A estória pretendia mostrar uma forma de fazer chegar ajuda a quem realmente dela precisava: só quem estava disposto a aceitar “apenas” um saco de farinha podia estar mesmo desesperado por ajuda.

Circulou em vários países e línguas diferentes, através de Whatsapp e Facebook e, a 4 de maio do ano passado, o ator acabou mesmo por fazer uma publicação no Twitter oficial para dizer que “não era a pessoa a colocar dinheiro em sacos de farinha”. “Ou é uma estória completamente inventada ou o verdadeiro Robin Hood não quer revelar a identidade”, escrevia o ator indiano no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias, no entanto, Amir decidiu abandonar todas as redes sociais, pedindo aos meios de comunicação social que não “especulassem” sobre os motivos de uma decisão “simples” — argumentando que era muito pouco ativo online — e acrescentando que as páginas oficiais continuariam disponíveis.

O facto de ser agora mais difícil encontrar o desmentido lançado há quase um ano pode ter ajudado a que o boato tivesse sido retomado e começasse a circular novamente nas redes sociais com mais intensidade. O ator terá, no entanto, realizado uma contribuição para a área do cinema no ano passado, para tentar mitigar os impactos da Covid-19 no setor, mas os media locais escrevem que o ator preferiu manter sob sigilo os montantes envolvidos.

Conclusão

É falso que Amir Khan tenha doado 200 dólares aos pobres, escondidos em sacos de farinha. Foi o próprio ator a desmentir, há mais de um ano a estória que agora regressa à boleia de Khan ter apagado todas as contas nas redes sociais. A publicação no Twitter onde fazia o desmentido já não está visível logo foi fácil voltar a pôr boato em circulação apesar dos vários fact check já feitos internacionalmente à mesma publicação.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge