Um vídeo, partilhado na rede social Facebook, está a ser apresentado como um exemplo do descontentamento dos norte-americanos com as políticas de imigração do Presidente Joe Biden. No vídeo, podem ver-se camiões e carros a percorrer várias estradas. Os veículos passam por debaixo de vários viadutos, onde se concentram dezenas de pessoas a agitar bandeiras dos EUA.

“O governo federal de Biden, além de não combater a imigração ilegal, ainda quer forçar o governador do Texas a seguir deixando imigrantes ilegais entrarem no país pelo Texas. O que está sendo duramente criticado pelo governador texano e por mais 25 estados americanos. Nas últimas horas, milhares de pessoas saem para as ruas para apoiar a decisão do governador”, pode ler-se na publicação. Mas será que estas imagens mostram a paralisação de estradas em protesto contra Biden por causa da questão da imigração ilegal?

Há vários meses que o governo estadual do Texas e a administração Biden estão em confronto aberto por causa do fluxo de migrantes que chega, todos os dias, a território norte-americano, através do Texas.

O foco de tensão mais recente está relacionado com a questão do arame farpado, que o governo do Texas quer instalar em várias zonas do Rio Grande, que divide os EUA do México, sobretudo junto à cidade de Eagle Pass, numa zona bastante utilizada pelos migrantes (na sua maioria originários de países da América Central) para tentarem atravessar a fronteira e pedir asilo nos EUA. Enquanto o governo federal dá ordens aos seus agentes (responsáveis pelo controlo das fronteiras) para cortarem o arame farpado (cuja instalação sem consentimento Washington considera ilegal), o governo do Texas garante que vai continuar a proteger a fronteira através desse método.

A tensão entre o governo do Texas, republicano, e o governo federal começou, contudo, antes, há cerca de dois anos, quando o governador do Texas, Greg Abbott, deu ordens para que os migrantes que entrassem pelas fronteiras do estado fossem enviados para cidades governadas pelo Partido Democrata, como Nova Iorque ou Chicago.

No entanto, as imagens que surgem no vídeo difundido no Facebook nada têm a ver com a questão da imigração. O vídeo, da autoria do Insider News, tem quase dois anos (data do início de março de 2022) e mostra a marcha de centenas de camiões desde a cidade de Adelanto, na Califórnia, até Washington DC, a capital norte-americana, num protesto contra as restrições impostas pelo governo federal por causa da pandemia de Covid-19, nomeadamente a vacinação e o uso de máscaras. O site Daily Press dava conta de que se juntaram à marcha camionistas de outros estados do Oeste do país, como o Nevada ou Washington.

Conclusão

As imagens de centenas de camiões e outros veículos em marcha pelas estradas dos EUA não dizem respeito a um protesto relacionado com a questão da imigração, nem sequer foram gravadas no estado do Texas, como a publicação sugere. É verdade que mostram uma ação de descontentamento em relação à atuação da administração Biden, mas por outro motivo: as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge