Circula nas redes sociais uma publicação com uma citação alegadamente proferida pela mãe de Boris Johnson e uma fotografia da família do primeiro-ministro do Reino Unido — os pais e quatro irmãos.

“Sim, ele é um idiota sem qualquer senso comum”, começa por ler-se no texto. “Eu amo profundamente todos os meus filhos, mas o Alexander Boris tem pouco de competências sociais, ele está sempre em alguma luta com os seus irmãos e muda constantemente de ideias. Só espero que ele nunca entre na política. Ele seria um desastre”, conclui a mesma declaração, supostamente da autoria da mãe do líder britânico, Charlotte Maria Offlow Johnson (também conhecida como Charlotte Johnson Wahl).

A publicação, que já terá sido difundida noutros anos, está a ser muito partilhada nas redes sociais, com descrições como a que está em cima: “A mãe lá sabia o filho que tinha.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, não há registos de que a mãe de Boris Johnson tenha proferido tais declarações negativas sobre o filho. Nem em entrevistas nem em eventuais declarações aos jornalistas. Pelo contrário, há entrevistas publicadas que dão conta de que Charlotte Johnson Wahl elogiou o filho, atualmente primeiro-ministro do Reino Unido. Por exemplo, numa entrevista de fundo à publicação britânica The Tatler, em março de 2015, a mãe de Boris Johnson assume que o seu filho é um “coração mole”. A entrevista foi republicada no mesmo jornal por altura da morte de Charlotte Johnson Wahl, em setembro de 2021, aos 79 anos.

Também numa entrevista ao Radio Times, citada pelo Huffington Post, a mãe de Boris Johnson dizia até que o filho “não é tão idiota” quanto parece. Nessa entrevista, datada também de 2015, vai mais longe e diz até que Boris daria “um bom primeiro-ministro”, por ser “um homem muito bondoso e justo”.

São várias as declarações, em entrevistas publicadas, que mostram que, quando era para falar do filho em público, a mãe do atual líder britânico apenas optava por elogios  — uma posição que contraria a assumida na citação que está a ser difundida nas redes sociais.

Ora, numa pesquisa por tais declarações proferidas no post aqui em análise, não sequer é possível encontrar qualquer notícia ou entrevista nesse sentido. Aliás, se a mãe de Boris Johnson tivesse afirmado que não o queria ver na política ou o acusasse de ser um “idiota”, certamente essas declarações teriam ecoado na imprensa britânica e facilmente seriam encontradas na internet. O que não é o caso.

Conclusão

Não há evidências de que a citação atribuída à mãe de Boris Johnson, ou palavras semelhantes, seja verdadeira. A publicação está a ser difundida nas redes sociais, atribuindo a Charlotte Johnson Wahl declarações negativas acerca do caráter do próprio filho. O post, que surge ainda com uma fotografia da família de Boris Johnson, não é credível. Através de uma busca na internet, não é sequer possível encontrar tais declarações, iguais ou idênticas.

Pelo contrário. De acordo com vários jornais britânicos, é possível consultar e afirmar que a mãe do atual primeiro-ministro do Reino Unido até elogiou o filho por várias ocasiões, contrariando assim as afirmações difundidas na publicação em análise.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge