A escola sempre foi preciosa. Mas nunca foi perfeita. A ela deve-se o resgate de milhões de crianças à exposição precoce e irreparável ao mundo do trabalho. Mas, também, a forma como a relação de milhões de outras crianças com o aprender ficou comprometida, quando as considerava burras ou incapazes. E quando aceitava os maus tratos e o medo como “estratégia educativa” diante das suas dificuldades.

Seja como for, a escola democratizou o mundo. Porque transformou a aprendizagem com método num factor de crescimento. Mesmo quando foi imaginando que as crianças aprendiam do zero, à mesma velocidade e da mesma maneira. E, sobretudo, quando as incentivou a repetirem mais do que se recrearem com o conhecimento e o questionarem. Adequando-as mais a quem as ensinava do que devia ser.

Mas, entretanto, houve uma pandemia. E a recuperação de inúmeras crianças para a aprendizagem deixou de ser uma prioridade. E houve um ano de intensa conflitualidade sindical. E muitas aulas que, por isso mesmo, deixaram de acontecer. E houve imensos alunos sem professores a algumas disciplinas. E estão a reformar-se centenas de professores. E a ser trazidos à escola licenciados sem experiência nem formação.

Por isso mesmo, a escola, que agora recomeça, tem um desafio único nas suas mãos. Lidar com uma realidade social tensa e fervilhante. Com dinâmicas familiares completamente novas. Com fontes de informação que concorrem “ferozmente” umas com as outras. Com imensas nacionalidades que se cruzam na sala de aula. Com assimetrias tremendas no acesso à educação. Com exigências sobre os tempos e a função da escola como nunca existiram. E com uma ideia de aprendizagem que teima em não se renovar.

A escola que, agora, recomeça está um bocadinho doente! Os professores continuam a reinventar-se, como autodidactas, todos os dias. Os alunos estão ávidos para apreender e abertos ao carinho para com os seus professores. E os pais cada vez mais comprometidos com a escola. Mas é urgente que a escola se repense; a sério! Com todos os que querem fazer dela uma escola moderna. Porque aquilo que se espera da escola e aquilo que ela tem para nos dar, hoje, podem estar a desencontrar-se, perigosamente.

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