Eduardo Sá

Convidado

Artigos publicados

Natal

Pequena violência com luzinhas de Natal /premium

709
Um presente significa muito mais e resumir-se o Natal ao consumismo é inibirem-nos com “meias-verdades” e levarem-nos a sentirmo-nos culpados por trocarmos provas de amor sob a forma de presentes.
Pais e Filhos

Playlist de mãe /premium

Há a língua materna, que (com mais ou menos atropelos à gramática) todos utilizamos; e a “língua de mãe”. Que parece ser mais um dialecto, também ele de raiz latina, que as mães usam.
Pais e Filhos

Quando os filhos não falam com os pais /premium

7008
Se eu pudesse interditar alguma coisa, proibia que os pais e os filhos deixassem de se falar. Simplesmente porque morremos sempre que desistimos daqueles que nos dão vida e nos deram “o ser”.
Escolas

Príncipes com orelhas de burro  /premium

Por mais que não se queira, a escola parece ver um aluno que reprovou como se ele tivesse um estigma que o afasta das crianças. “normais”. Empurrando-o, muitas vezes, para o grupo dos “mais atrasados"
Adolescentes

Os adolescentes são “do caraças”!  /premium

128
Falamos da adolescência como se ela fosse “viral”. Desconsideramos os adolescentes. E desbobinamos para cima deles as nossas patranhas. E, apesar de tudo, eles esperam por nós e acreditam em nós.
Educação

Para que serve a escola? /premium

116
A escola não é uma indústria. Considerando a forma como as crianças pensam, não é justo para a escola que se crie a ideia que, hoje, se aprende cada vez mais cedo, mais depressa e... melhor.
Redes Sociais

Devem os pais ser amigos ou seguidores dos filhos? /premium

A dependência de internet entre os nossos filhos é tão inquietante que faz com que as velhas “cruzadas” contra os desenhos animados “violentos” tenham, hoje, um estatuto semelhante ao de um paraíso.
Comportamento

Como se chega ao ódio? /premium

132
É tal o “lixo” que guardamos por sermos tão mais falsos do que devíamos que, quando nos atingem com o mal, encolhemo-nos pois a indiferença face ao mal permite fingir que não temos nada a ver com ele.
Educação

Contra as turmas demasiado competitivas /premium

1617
A competição faz-nos crescer mas as turmas demasiado competitivas distorcem tantas vezes a relação dos nossos filhos com o conhecimento que muitos baixam os braços e desistem, devagarinho, de competir
Amor

Amo-te! Mas somos só amigos /premium

471
É a sexualidade que “consuma” o casamento. É a sexualidade que nos leva a esclarecer se estamos casados, por dentro, com uma pessoa. É a sexualidade que segura, por muito tempo, um casamento.
Maternidade

Preocupações, mitos e tabus na gravidez /premium

É verdade que o bebé pode ser quem mais une os dois pais e mais “espatifa” um casamento. Mas se as preocupações, os mitos e os tabus em torno da gravidez não forem silenciados todos saímos a ganhar.
Maternidade

Como dói um sonho quando morre /premium

Arrasta-se para o carro. Chora, finalmente. Grita. Geme. Não acredita que nada daquilo esteja a acontecer. E confronta-se com o absurdo de ter um útero a servir de urna quando, antes, ele era só o céu
Escolas

A escola é uma seca /premium

Não podemos continuar a opor uma ideia “industrial” de escola a uma escola “ecológica”, como se não fosse possível conciliar as duas escolas, sem a educação indispensável abalroar o direito à infância
Pais e Filhos

Vamos lá falar do pai /premium

102
Se a mãe passasse algumas vezes pela forma como nós, pais, somos colocados no “nosso lugar” não sei se ela iria, por muito mais tempo, conseguir ser pai. Eu acho que não. Mas é só uma ideia...
Adolescentes

Serão os adolescentes, hoje, mais egoístas? /premium

2197
Muitos pais (movidos pelas melhores das intenções) parecem alimentar o egoísmo dos adolescentes. Sem se darem conta que, se forem por aí, os bons pais podem criar “maus filhos”.
Pais e Filhos

Quando os filhos vivem dos sonhos dos pais /premium

473
Os filhos identificam os sonhos dos pais à distância. Muitas vezes, tomam-nos como seus. Unicamente porque, à escala do que um filho sente, assumir os sonhos de um dos pais é uma declaração de amor.
Professores

Gostava que houvesse mais professores mais velhos /premium

2358
Uma escola que não cria as condições para que os professores mais novos aprendam com os mais velhos é uma escola que desbarata o seu património e o hipoteca, por várias gerações.
Pais e Filhos

Maternidades muito modernas /premium

665
É verdade que a maternidade nem sempre é um céu. Mas para certas pessoas muito “modernas”, é difícil aceitar a maternidade como aquilo que nos liga a tudo o que há de mais animal e mais humano.
Violência Doméstica

Crianças são vítimas especialmente vulneráveis? /premium

147
Não entendo os motivos pelos quais parece difícil compreender-se que uma criança que presencia a violência física ou psicológica entre os seus pais acabe por ser uma vítima especialmente vulnerável.
Redes Sociais

Craques, modelos, influencers, youtubers e lideres /premium

2523
A crise dos valores começa nos pais. E, nalguns casos, tem o patrocínio exclusivo de marcas prestigiadas. E o apoio de escolas. E tudo enquanto o país clama contra a corrupção! Engraçado não é?
A página está a demorar muito tempo.