252kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Eduardo Sá

Colunista

Artigos publicados

Comportamento

Amanhã, logo se vê /premium

Viver no presente é tudo aquilo que nos torna capazes de viver devagar. Mesmo quando, como elas, nos custa entender a forma como lhes respondemos a mais um ”É amanhã?”: “Amanhã, logo se vê...”.
Relações

“Os maridos das outras” e “as mulheres dos outros” /premium

Às vezes, tenho a impressão que esta expressão serve para dizermos, “em português suave”, que as pessoas que escolhemos para ter ao pé de nós se tornam, com o tempo, uma desilusão.
Amor

Os melhores anos da vida /premium

Um amor adulto faz-se de beleza e de verdade! E será que só existe nos filmes? Não! Existe quando não nos sentimos divididos, sem alternativa, entre “os melhores anos da vida” e a “zona de conforto”.
Família

A família não se escolhe /premium

Não é certo que a família não se escolha. Escolhe mesmo quando escolhemos não a escolher. Quando desistimos, devagarinho e em silêncio, uns dos outros. Pecamos todos. Porque nos colocamos como vítimas
Estado

Os rezingões da vida /premium

O problema da burocracia não é a burocracia. É o mau uso que se faz dela. E a forma como, amiúde, é vista, como o “lado A” da corrupção.
Sexualidade

A sexualidade antes do tempo /premium

Mal seria que a nossa identidade não fosse alimentada por pessoas de sexos diferentes que contribuíram para nos reconhecermos (ou não) na identidade que temos: ela não se constrói tão repentinamente.
Crónica

Um dia de cada vez  /premium

Se queremos o futuro, que vivamos o presente. De forma a caber nele todo o tempo do mundo! E nunca mais neste registo, entupido por letras minúsculas, de quem vive “um dia de cada vez”. Bom amanhã!
Violência

Pode o amor contribuir para a violência? /premium

A violência é, sem dúvida, uma promoção do sofrimento sem culpabilidade, sem reparação e sem remorso. A violência é uma fuga em frente em função duma vergonha que persegue e que sufoca.
Educação

As asas das borboletas e o seu voar  /premium

É estranha a relação dos sábios com a memória. Não citam páginas ou autores de supetão. Não têm a inquietação dos curiosos nem o desassossego dos perguntadores. Mas o olhar vai mais longe e perscruta.
Escolas

Amanhã não se trabalha! /premium

297
Vai ser bom o regresso à escola, claro! Mas as escolas que se preparem para alunos mais agitadotes e mais tensos. Menos concentrados e mais atentos ao ar que respiram e às “moscas” com que se distraem
Comportamento

A nossa felicidade não é deste mundo /premium

133
O mundo está organizado para não pensarmos. E, por estranho que isso pareça, e por mais que nos bombardeie com a felicidade, não está “preparado” para sermos felizes.
Crónica

Nada, na vida, é fácil /premium

Ao fácil chega-se com trabalho e com inteligência. E com pessoas! Que nos ensinam que a vida se torna complexa e simples, repensando-a. Ao fácil chega-se muito mais depressa se não se “for” sozinho.
Crónica

A vida apanhada de surpresa /premium

“A ordem natural das coisas” já me começou a irritar quando, recentemente, todos acabámos por viver a morte dos mais velhos como uma coisa “natural”. De acordo?...
Dia dos Namorados

Urgente é, mesmo, namorar   /premium

O namoro é a sagração de todos os momentos. É por isso que, com os pretextos que nos dá, ergue marcos sobre marcos. Seja o dia em que nos conhecemos ou em que trocámos, furtivamente, o primeiro sinal.
Educação

Regressar à escola sem sair do quarto /premium

114
No meio de tantos efeitos colaterais da pandemia na educação, com o auxílio daquilo que esta catástrofe nos trouxe e ajudou a esclarecer, é urgente que se reinvente aquilo que queremos da  escola.
Tecnologia

A tecnologia é uma escola  /premium

A escola nunca será substituída pela tecnologia! Mas a forma como a escola democratizou o mundo tem na tecnologia “o degrau a seguir” que pode fazer com que fique mais perto de se tornar “para todos".
Pandemia

Desconfinar a saúde mental /premium

Nunca como agora se falou tanto de saúde mental. Talvez porque nos sintamos emboscados por um vírus. Que não é um ser vivo. Não tem células nem um potencial energético. E que, por isso, nos “parasita"
Comportamento

O discurso do ódio /premium

Esta ideia que um mundo mais democrático é um mundo de pessoas iguais, por fora, não é verdade. Quanto maior é o narcisismo com que se cresce maior é o ódio com que se reage.
Crianças

Pequenos deuses de coisa nenhuma /premium

As crianças falham mais vezes não tanto porque sejam crianças. Mas porque acreditam que são as suas falhas quem lhes aclara as pessoas com quem podem contar para aprender.
Comportamento

Um ano para esquecer? /premium

No último ano, de um dia para outro, descobrimos as vantagens do campo, das varandas, das moradias e dos terraços. E pudemos ser assustados. E solidários. E pudemos voltar a ter medo e a ter esperança
A página está a demorar muito tempo.