Dark Mode 78,9 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Eduardo Sá

Convidado

Artigos publicados

Pais e Filhos

Mãe, quem é que criou o mundo? /premium

Devíamos sentirmo-nos obrigados a “criar o mundo” outra vez, de forma melhor, sempre que uma criança põe os seus porquês ao nosso cuidado. Para merecermos as suas perguntas. Feliz Dia da Criança!
Coronavírus

Pôr uma máscara ajuda a “tirar a máscara”? /premium

251
Se aquilo que nos leva a cumprir as regras for unicamente o medo não estaremos a ser livres. Se, pelo contrário, cumprirmos as regras em nome de um “bem comum” estamos a sê-lo. Faz toda a diferença.
Coronavírus

Trabalho de pais durante a quarentena /premium

160
Mais preocupação com os filhos. Mais trabalho de pais. Menos tempo para si. Menos divisão de tarefas parentais. Mais recurso à televisão e a brinquedos electrónicos. Menos satisfação com a vida.
Coronavírus

Pode um vírus tornar-nos humanos? /premium

Não “precisaremos” de algum sofrimento para acedermos à necessidade de pensar os pensamentos que se acumulam por “arrumar” dentro de nós? Para pormos verdade naquilo que vivemos? A reposta é sim.
Pais e Filhos

Amo-te mãe! /premium

579
Agora, em confinamento, a mãe consegue ser tão mais mãe, ainda - consegue trabalhar, cuidar, dar colo, mimar, educar, ensinar e proteger e proteger - que nunca é demais dizer-lhe: “Obrigado, mãe!"
Bebés

Bebés covid /premium

O parto e o primeiro mês de vida de um bebé são tão preciosos para todos que é indispensável e é urgente que, de forma clara, haja regras que, protegendo-os a todos, não tirem os bebés das suas mães.
Educação

Avaliar crianças com a escola no meio da sala? /premium

1105
“Usem-se“ os professores da forma possível. Ensine-se e “avalie-se” da forma possível. Mas não se transforme esta espécie de terceiro período numa avaliação final mais ou menos igual às outras.
Educação

Escola em casa /premium

556
Preparem-se para ajudar os vossos filhos entre os 10 e os 14/15. Os que imaginam controlar todas as “cenas”. Eles vão precisar de algum “músculo” e de uma exigência “mais apertada” da parte dos pais.
Relações

Porque não damos em loucos? /premium

144
Mais umas semanas de estado de emergência e confinamento levar-nos-ão a que fiquemos mais inflamáveis, mais “abatidos”, mais “irracionais”. E a escola a querer-nos fazer de professores não irá ajudar.
Coronavírus

Obrigado!! /premium

274
Há imensos médicos e enfermeiros que deixam um rasto de fé no que representa dar tudo o que têm de melhor em si a todos os que pedem ajuda. E que, de cada vez que dão tudo, dão (sempre!) um pouco mais
Coronavírus

O amor em estado de sítio /premium

Falar do amor em “tempo de guerra” tem de ser, mais do nunca, urgente. Estando todos a viver um verdadeiro Big Brother, sentimo-nos hoje amados como se vivêssemos a dois numa “célula da Resistência".
Pais e Filhos

Não, os pais não estão de quarentena! /premium

679
Vá lá pais: dêem às rotinas das crianças só mesmo a importância que elas merecem. E reconheçam que elas estão é, sobretudo, muito assustadas. Mesmo muito assustadas! E é por isso que precisam dos pais
Coronavírus

O coronavirus “explicado” às crianças /premium

156
Era importante que o coronavírus ficasse restringido aquilo que os pais entendam ser indispensável. Isto é, informação de mais “à solta”, lá em casa, não representa um ganho por aí além para os filhos
Filhos

Os medos que nos ligam tornam-nos mais fortes /premium

Muito do que esperamos dos nossos filhos não condiz com o que têm à disposição do seu crescimento. O que assusta é a ausência de respostas da nossa parte que dêem sentido ao seu “dia depois de amanhã"
Pais e Filhos

As crianças não podem ser contrariadas? /premium

287
Sempre que os “nãos inadiáveis” dão lugar a “sins convenientes”, os pais poderão imaginar que não só eles se transformam em melhores pais como os seus filhos serão mais felizes. Mas não é assim!
Parentalidade

Os filhos e a divisão das tarefas domésticas /premium

128
Os pais são “tributados” três vezes: 1) como todos os cidadãos; 2) as deduções do IRS talvez suponham que educamos os nossos filhos nas “lojas dos 300"; 3) são penalizados na carreira por serem pais.
Amor

Violência no namoro (mas sem nódoas negras) /premium

É essa a maior violência que fica do namoro: servir de atestado de óbito para aquilo em que acreditamos. Mostrando-nos que estamos sós. Sem sermos capazes de renascer para a graça.
Pais e Filhos

Os obstáculos dum futuro melhor dos nossos filhos /premium

A nossa ideia de futuro para os nossos filhos parece ser muito ansiosa. Como se a vida deles “terminasse” aos 15, no décimo ano. Ou, quando muito, três anos depois.
Família

Que mal tem casar com a mãe?  /premium

A verdade, é que aquilo que os nossos pais são e a forma como nos amam interferem mais nas nossas relações amorosas do que, muitas vezes, imaginamos. E interfere, até, na forma como somos pais.
Comportamento

O destino que se lixe! /premium

Os azares existem, mas passarmos a vida a desculpar-nos com o destino quando ora somos medricas ora preguiçosos quando se trata de fazermos escolhas e trabalharmos para elas é que já roça a batotice.
A página está a demorar muito tempo.