Artigos publicados

Educação

Contra as turmas demasiado competitivas /premium

1617
A competição faz-nos crescer mas as turmas demasiado competitivas distorcem tantas vezes a relação dos nossos filhos com o conhecimento que muitos baixam os braços e desistem, devagarinho, de competir
Amor

Amo-te! Mas somos só amigos /premium

471
É a sexualidade que “consuma” o casamento. É a sexualidade que nos leva a esclarecer se estamos casados, por dentro, com uma pessoa. É a sexualidade que segura, por muito tempo, um casamento.
Maternidade

Preocupações, mitos e tabus na gravidez /premium

É verdade que o bebé pode ser quem mais une os dois pais e mais “espatifa” um casamento. Mas se as preocupações, os mitos e os tabus em torno da gravidez não forem silenciados todos saímos a ganhar.
Maternidade

Como dói um sonho quando morre /premium

Arrasta-se para o carro. Chora, finalmente. Grita. Geme. Não acredita que nada daquilo esteja a acontecer. E confronta-se com o absurdo de ter um útero a servir de urna quando, antes, ele era só o céu
Escolas

A escola é uma seca /premium

Não podemos continuar a opor uma ideia “industrial” de escola a uma escola “ecológica”, como se não fosse possível conciliar as duas escolas, sem a educação indispensável abalroar o direito à infância
Pais e Filhos

Vamos lá falar do pai /premium

102
Se a mãe passasse algumas vezes pela forma como nós, pais, somos colocados no “nosso lugar” não sei se ela iria, por muito mais tempo, conseguir ser pai. Eu acho que não. Mas é só uma ideia...
Adolescentes

Serão os adolescentes, hoje, mais egoístas? /premium

2197
Muitos pais (movidos pelas melhores das intenções) parecem alimentar o egoísmo dos adolescentes. Sem se darem conta que, se forem por aí, os bons pais podem criar “maus filhos”.
Pais e Filhos

Quando os filhos vivem dos sonhos dos pais /premium

473
Os filhos identificam os sonhos dos pais à distância. Muitas vezes, tomam-nos como seus. Unicamente porque, à escala do que um filho sente, assumir os sonhos de um dos pais é uma declaração de amor.
Professores

Gostava que houvesse mais professores mais velhos /premium

2358
Uma escola que não cria as condições para que os professores mais novos aprendam com os mais velhos é uma escola que desbarata o seu património e o hipoteca, por várias gerações.
Pais e Filhos

Maternidades muito modernas /premium

665
É verdade que a maternidade nem sempre é um céu. Mas para certas pessoas muito “modernas”, é difícil aceitar a maternidade como aquilo que nos liga a tudo o que há de mais animal e mais humano.
Violência Doméstica

Crianças são vítimas especialmente vulneráveis? /premium

147
Não entendo os motivos pelos quais parece difícil compreender-se que uma criança que presencia a violência física ou psicológica entre os seus pais acabe por ser uma vítima especialmente vulnerável.
Redes Sociais

Craques, modelos, influencers, youtubers e lideres /premium

2523
A crise dos valores começa nos pais. E, nalguns casos, tem o patrocínio exclusivo de marcas prestigiadas. E o apoio de escolas. E tudo enquanto o país clama contra a corrupção! Engraçado não é?
Família

Uma família é o lugar onde estamos em casa /premium

2562
Uma família não precisa de ser exemplar. Pode ser desajeitada. Pode ser desarrumada. Pode ser desafinada! O que não pode ser é amiga do silêncio e, ao mesmo tempo, ser a nossa casa.
Civilização

Mal educados são os outros /premium

524
A mim inquieta-me que se cultive, em “português suave”, a ideia de que a boa educação representará um tique “de direita”. Ou que é, manifestamente, uma coisa característica das pessoas da província.
Crianças

A infância acaba aos 6 /premium

6135
Se continuarmos por aqui, e se não cultivarmos mais as crianças para o brincar, a infância pode estar “à beira da extinção”.
Crónica

Ninguém está preparado para ser mãe /premium

5672
Quem aceita que uma mãe, que se sente “Deus na Terra” sempre que aninha o bebé nos braços, está autorizada a estar “farta” e exausta de tanta exigência sobre ombros e ávida de um bocadinho só para si?
Pais e Filhos

O curriculum dos pais /premium

187
Num mundo em que os filhos nos pedem “Pai, vê aí, no Google, se Deus existe!”, temos de reconhecer que sermos pais é aquilo que mais nos torna “reserva natural da vida selvagem”.
Pais e Filhos

Deixem a adolescência em paz! /premium

13813
Dêem-lhes tempo para ser adolescentes! Deixem-nos errar. Deixem-nos querer mudar o mundo. Deixem-nos ter sonhos. Deixem-nos pôr os pais em causa. Mas não deixem (nunca!) de ser pais.
Pais e Filhos

Querido pai /premium

172
O que não faz sentido, neste momento em que a “versão autoritária” do pai e a “versão submissa” da mãe estão em grande mudança, é que um e outro se “rendam” a um novo (pequeno) chefe de família
Amor

O último tabu: que não se adie o amor! /premium

843
Ao contrário do que parece, primeiro não nasce a paixão; e, só depois, o amor. A paixão não é a porta de entrada do amor. A paixão é o lugar mais longínquo a que se chega com o amor!
A página está a demorar muito tempo.