683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eduardo Sá

Colunista

O psicólogo escreve aos domingos no Observador e está de segunda a sexta no Porque Sim Não é Resposta da Rádio Observador. Pode enviar sugestões e perguntas para eduardosa@observador.pt

Artigos publicados

Saúde Mental

A saúde mental como autocolante

A saúde mental exige que nos conheçamos sempre um pouco melhor. Que sejamos mais verdadeiros connosco e com os outros. Supõe que falemos daquilo que sentimos. Que estimemos e cultivemos as relações.
Comportamento

Será o egocentrismo só dos adolescentes?

A tendência para apagar o outro, em que o egocentrismo insiste e exagera, não é um exclusivo dos adolescentes. Muitos dos pais dos adolescentes são assim! Em relação aos outros. Aos seus próprios pais
Escolas

A escola precisa de mudar

A escola, que agora recomeça, tem um desafio único nas suas mãos. Lidar com uma realidade social tensa e fervilhante. E com uma ideia de aprendizagem que teima em não se renovar.
Comportamento

"As segundas intenções"

Vendo bem, as “segundas intenções” só merecem esta advertência prévia porque as “primeiras intenções” têm “mau nome”. Ora, todas as nossas escolhas verdadeiras ancoram em “segundas intenções”.
Família

Não há famílias normais?

Não há famílias “normais”? Famílias onde nos sintamos “só” em casa? E, já agora, porque é que nos empenhamos tão pouco em trabalhar para tornar a família melhor?
Pais e Filhos

Uma educação muito moderna

Definir uma regra não é um exercício de repressão e de autoritarismo. É a forma de uma pessoa, lendo-se a si e ao seu filho, acolher o que haverá de indispensável e de inadiável para ele.
Comportamento

As más influências

Se este universo de influencers já me preocupa, porque presume que não passamos senão de pessoas… influenciáveis, mais me preocupa que se associe a psicologia à “arte” de persuadir. Ou de manipular.
JMJ 2023

Amanhã

Amar aquilo com que os outros nos trazem à sabedoria só é possível quando os outros deixam de ser “outros” e se tornam parte de nós.
JMJ 2023

Peregrinação ao futuro

Fé não é aquilo que separa mas o que liga. Fé não supõe dogma mas comunhão. É nas experiências de comunhão que se promovem as transformações e nasce a esperança – se encontra o antídoto para a solidão
Pais e Filhos

Maus tratos por omissão

Nada se repara sem cicatrizes que não perdurem. O que se ganha quando uma mãe passiva deixa que uma relação do seu filho com o pai desmorone? Tê-lo do seu lado significa ganhá-lo, pelo respeito?
Comportamento

A claridade insuportável das coisas ridículas

Porque é o que o perto tantas vezes nos empurra para longe? Porque parecemos fazer de tudo para viver a salvo das inseguranças e das incertezas. E nos resguardamos da palavra. E isso tolda a claridade
Crianças

As birras são um mito urbano?

É mito urbano esta ideia que as crianças são muito difíceis. Sobretudo quando fazem birras. Por mais que por trás de uma criança difícil estejam sempre pais em dificuldades. E isso vale para todos.
Crianças

Serão (sempre) os tribunais amigos das crianças?

Há muitos episódios nos tribunais que, a pretexto da salvaguarda dos direitos das crianças, não as protegem. E isso é inadmissível!
Comportamento

As pessoas não mudam

Mudamos com a forma como nos “adaptamos” a um novo amor. Mudamos com uma perda. Mudamos quando somos pais. Mudamos quando nos deixamos arrastar pela força dos dias. Mudamos!
Comportamento

Não temos segredos um para o outro

A questão que se pode colocar é se, alguma vez, seremos “um livro aberto” numa relação. Ou se será credível a expressão: “não temos segredos uma para o outro”. E a resposta é não.
Ranking Escolas

O ranking das leituras dos rankings

Estes exames do 12º serviram só para o acesso ao ensino superior. E os do 9º não contaram para “a nota”. Mas o número de escolas com média negativa nos exames quase duplicou.
Saúde Mental

A depressão nas crianças

A depressão das crianças existe! E não depende exclusivamente dos falhanços dos pais. Mas a nossa atenção é indispensável para que a infelicidade duma criança não se banalize.
Adolescentes

Os adolescentes e os telemóveis 

O consumo continuado de ecrãs e de telemóveis, em particular, torna os adolescentes menos capazes de ser atentos. Mais impacientes. Mais sensíveis ao aborrecimento. Mais irascíveis. E mais impulsivos.
Beleza e Bem Estar

De onde vem a beleza?

Os retratos construídos pela descrição que cada mulher fez de si própria eram mais “feios” que os outros, que tinham sido feitos através da sua descrição a partir de testemunhos de quem mal a conhecia
Comportamento

O lusco-fusco das coisas

A luz ténue dos pirilampos chega para nos mover para a consciência que a beleza é o trilho que, incansavelmente, nos traz de regresso ao que nos arrebata. E confere um sentido aquilo para que se vive.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.