437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

António Alvim

Convidado

Artigos publicados

Serviço Nacional de Saúde

A falta de médicos de Família. Uma única solução

Pede-se apenas que os utentes que optem voluntariamente por um Médico de Família privado mantenham o seus direitos a exames complementares pelo SNS, ao acesso aos Hospitais do SNS  e a baixas.
Diretas PSD

PSD: problemas e soluções

Sem núcleos e com cada vez menos militantes o PSD liquidou uma das suas forças: os aguerridos militantes que levavam a mensagem do partido para a família, o emprego, a rua, e faziam o combate pelo PSD
Legislativas 2022

Análise dos cenários pós-eleitorais.

Proponho aos leitores o exercício de análise dos vários cenários decorrentes dos resultados possíveis nestas legislativas.
Saúde

A Saúde nos programas e debates

Os portugueses precisam de saber que quando votarem no PS estão a votar no fim do acesso aos Meios Complementares de Diagnóstico convencionados, que é aquilo que melhor funciona na saúde.
Legislativas 2022

As eleições e a questão democrática

É triste ver todos os líderes partidários aceitarem como natural a existência de governos minoritários e como o mais provável ser esta a solução que sairá das presentes eleições.
Serviço Nacional de Saúde

Um manual para a mudança da Saúde

António Alvim lança hoje “Um manual para a mudança na Saúde”, cujo prefácio pré-publicamos. A apresentação será feita por Pedro Passos Coelho e terá lugar no auditório da Universidade Nova, Lisboa.
Ministério da Saúde

Centros de Saúde e o disparate criminoso

Estão a criar mega-unidades centralizadas, que mais não são que mini-hospitais, em vez de pequenas e familiares unidades de proximidade incrustadas na comunidade.
Reforma do Estado

O Estado de Mercado Social

Contributo para o pensamento social, incluindo a reforma do Estado Previdência, de uma Aliança Social Reformista.
Serviço Nacional de Saúde

O problema dos “Sem Médico de Família” 

Percebendo que a realidade que se lhes oferece é muito negra, não espanta que os médicos deixem os concursos desertos. Em vez dos utentes sem médico acabarem, bem pelo contrário, duplicam.
Democracia

Marcelo e Costa ou “a questão democrática”

Espanta, como ainda não se discutiu a questão dos governos minoritários, que, aliás, nada têm de democráticos, pois representam apenas uma minoria dos eleitores e são causa do nosso crescente atraso.
Serviço Nacional de Saúde

A mentira dos cortes de Passos Coelho na Saúde

Nunca as consultas e cirurgias estiveram tão atrasadas como agora. Nunca o "negócio" correu tão bem para "os privados". Nunca, como agora, a indústria seguradora vendeu tantos seguros de saúde.
Função Pública

Há portugueses mais iguais que outros!

O resultado de em tamanha crise não haver “austeridade solidária” como em 2012, é: para uns (função pública) conforto e regalias; para outros miséria e sofrimento. Nota: Sou Funcionário Público.
Pandemia

O medo na Saúde

A pandemia voltou, vamos ter de saber viver com ela e não será possível continuar a manter por mais tempo a barreira ao acesso presencial de consultas. Vamos ter que ultrapassar este medo.
Serviço Nacional de Saúde

Esqueceram-se do desconfinamento na Saúde?

Pode-se ir ao cabeleireiro, pode-se ir ao restaurante e até aos centros comerciais, mas não sabemos se podemos marcar uma consulta com o nosso médico de família
Serviço Nacional de Saúde

O Seguro Social de Saúde

O Seguro Social de Saúde, verdadeiro passe social para a Saúde e a galinha dos ovos de ouro para os prestadores de cuidados de saúde que a todos interessa cuidar, é uma peça chave na reforma da Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde-Pós Covid: a solução

A alternativa a “obrigar” os portugueses a pagarem seguros privados é uma profunda reforma do SNS para garantir melhor acessibilidade, qualidade, eficiência e capacidade de satisfazer a classe média.
Serviço Nacional de Saúde

A Saúde Pós Covid - Alerta Vermelho

Provavelmente dentro de pouco tempo será preciso ter um Seguro de Saúde para se conseguir ter Médico de Família, para se fazer exames atempadamente, se conseguir uma consulta ou cirurgia em tempo útil
Serviço Nacional de Saúde

A Saúde e a Constituição

Agora, na altura em que se comemoram os 40 anos do SNS, importa desmitificar outra ideia feita pela esquerda. Que o atual Modelo Público de SNS resulta da Constituição e é imposto por esta.
Serviço Nacional de Saúde

Quem criou o SNS?

No fim de 1979 não se podia dizer que havia um SNS. Em 1995 sim. Logo quem é que ergueu o Serviço Nacional de Saúde nesses 15 anos em que o PSD esteve no governo? Não foi seguramente o dr. Arnaut.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.