482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

António Covas

Convidado

Artigos publicados

Trabalho

A Grande Renúncia e a semana de trabalho flexível

A grande prioridade destas décadas será o alinhamento entre a semana de trabalho flexível, o acréscimo dos bens comuns colaborativos, o combate à desigualdade social e o rendimento básico garantido.
Inovação

O grande universo da economia BCC

A grande inovação da economia dos bens comuns colaborativos (BCC) é o aumento de eficácia e eficiência introduzido pela transformação digital nas áreas geralmente institucionalizadas e burocratizadas.
Ecologia

Gonçalo Ribeiro Telles, 100 anos depois

Une-nos o humanismo integral, talhado na forma-conteúdo da ecologia humana, à medida de um homem único, onde tudo converge, a ciência e a técnica, a arte e a cultura, a estética e a ética.
União Europeia

Riscos de descontinuação da geopolítica europeia 

A esperança da política é que, nos próximos quatro anos, a governação europeia, e em especial a dupla Macron e Scholtz, saibam acautelar a balcanização da geopolítica europeia.
Agricultura

Crises globais, segurança alimentar e agricultura

Plantações de árvores monoespecíficas não são florestas multiusos, animais clonados em estabulação não são pecuária de fins múltiplos, arranjismo verde de embelezamento não é arquitetura paisagística.
Inovação

Topoligamia digital e geografia sentimental

A nossa estrutura de acolhimento territorial pode não estar à altura da nova condição digital, feita, justamente, de nomadismo, topoligamia e ubiquidade.
Futuro

Em nome de uma hermenêutica dos lugares

Não simplifiquemos. Talvez seja o tempo de voltar ao unitarismo de outros tempos, regressando à política e às causas públicas, reabilitando o discurso ideológico sobre a ocupação do nosso território.
País

Internet dos territórios e geoeconomia de sistemas

A internet dos territórios coloca, ao nosso alcance, dispositivos tecnológicos que nos permitem intervir no território de modo mais criterioso, cirúrgico e eficaz – falamos de comunidades inteligentes
Futuro

A economia dos recursos criativos e o território

A conexão das redes 4G e 5G impulsionará a convergência entre as grandes transições e essa convergência será o grande motor do universo da 2ª ruralidade, com uma explosão de start-up em espaço rural.
Cidades

Tecnologia, arte e território (VII)

Trata-se agora de dissociar desenvolvimento económico e consumo de recursos finitos. Em vez de otimizar apenas a eficiência do consumo de recursos, trata-se de reduzir, reciclar, reparar e reutilizar.
Tecnologia

A metanarrativa do sistema paisagem

As paisagens tradicionais são um ato de criação, a marca de um povo, a memória de um país, mas hoje o seu arco-íris tornou-se cada vez mais monocromático, um ponto no horizonte igual a tantos outros.
Cidades

Região-cidade inteligente, a arte da smartificação

As regiões-cidades inteligentes, pela sua escala, massa crítica, recursos e criatividade seriam a coluna vertebral de que o país tanto precisa para reequilibrar os excessos de localismo e centralismo
Sustentabilidade

A recriação da unidade "urbe-ager-saltus-silva"

Depois da arquitetura e da engenharia civil, elegemos a arquitetura paisagista e a engenharia biofísica para repor muitos dos equilíbrios sociais e ecológicos que antes tinham sido quebrados.
Cidades

Tecnologia, arte e território (III)

O hibridismo entre a fileira dos serviços culturais (materiais) e a fileira dos serviços tecnológicos digitais (imateriais) trouxe-nos até ao território do capitalismo cultural digital.
Economia

Tecnologia, arte e território (II)

No contexto desta década há lugar para uma metanarrativa do capitalismo digital e da economia criativa, isto é, um novo espírito do capitalismo para as relações entre cultura e desenvolvimento.
Agricultura

PAC, estratégia portuguesa e modelo de gestão-III

Que o PEPAC não seja mais um arranjo de conveniência, que seja o começo de uma efetiva mudança paradigmática na forma como usamos os recursos naturais e os materiais raros da nossa agricultura.
Economia

Tecnologia, arte e território (I)

Não é por acaso que 11 cidades portuguesas se candidatam a Capital Europeia da Cultura 2027. Elas sabem bem que a digitalização do simbólico tem fortes ligações com os seus sinais distintivos.
Agricultura

PAC, estratégia portuguesa e modelo de gestão (II)

O cenário mais provável em 2030, o mais privilegiado e beneficiado, será aquele que utilize com critério exigente os materiais raros da agricultura, ou seja, o solo, o clima, a água, a biodiversidade.
Agricultura

PAC, estratégia portuguesa e modelo de gestão

É no contexto do networking e do valor acrescentado de cada pagamento da PAC, no âmbito de um programa de desenvolvimento rural e coesão territorial, que devem ser lidas as ajudas diretas e indiretas.
Cidades

O shopping da 2ª ruralidade

O principal estrangulamento ao patrocínio adequado desta nova abordagem é o "modelo silo" completamente ultrapassado das nossas principais instituições, totalmente viciadas em candidaturas e ajudas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.