António Covas

Convidado

Artigos publicados

União Europeia

Fronteira e tecnologia, nova sabedoria dos limites

Doravante a política da UE será puro equilíbrio de poderes e a sua governabilidade incluirá uma pluralidade crescente de protagonistas: Estados-regiões nacionais, cidades-estado, cidades-região, etc.
Novo Governo

A smartificação das CIM e a coesão territorial

As comunidades intermunicipais (CIM), já constituídas e em funcionamento, merecem uma oportunidade de se instituírem como territórios de referência, mas um território inteligente e criativo.
Cidades

As cidades inteligentes segundo Ribeiro Telles

662
O homem de hoje tende a deixar de ser rural ou urbano para alcançar uma visão cultural que abrange tanto os valores da ruralidade como os da cidade. E quem diz os valores diz, também, as atividades.
Turismo

A turistificação da economia algarvia

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.
Literatura

Sinais distintivos, paisagens literárias

Um desses sinais distintivos tem a ver com as chamadas “paisagens literárias” e o seu corolário lógico, a produção de conteúdos culturais associados aos territórios e aos seus percursos literários.
Futuro

Capitalismo low cost e uberização dos serviços /premium

Eis uma tendência e mistura perigosas, prontas a explodir em qualquer momento e que, por isso mesmo, precisam de ser devidamente acauteladas por todas as instituições do estado de direito democrático.
União Europeia

A arte (e o modo) da governação europeia

A linha de rumo do sistema de administração da UE oscila, como quase sempre, entre o excesso de empirismo dos interesses particulares, públicos e privados, e o défice de interesses políticos comuns.
União Europeia

A Europa Social em questão

A UE terá de conceber e implementar, por via de uma “cooperação reforçada”, um programa de ação em matéria de espaço social europeu, à semelhança do que se fez com o mercado único ou a moeda única.
Sustentabilidade

O Manifesto da 2ª Ruralidade

Como venho a defender, sem uma boa “curadoria territorial” as medidas do programa de valorização do interior revelarão, muito provavelmente, a breve trecho, o seu lado inorgânico e difuso.
Eleições Europeias

O Roteiro dos Quatro Presidentes

É esta acumulação de riscos, esta “desesperança no futuro”, onde o elevador social parece não funcionar, que estão a minar, a pouco e pouco, a confiança nas instituições e a criar o azedume político.
União Europeia

Governo multiníveis e normativismo institucional

Quanto mais os políticos anunciam a necessidade imperiosa de “territorializar” as políticas públicas, mais se constata a afirmação do império administrativo do template, do algoritmo, do vade-mecum.
União Europeia

Proto-federalismo e federalismo furtivo na UE

De nada serve erguer a legitimidade do projeto europeu a partir da sua megalomania e omnipresença se a UE não for capaz de criar um regime de governação política transparente, acessível, compreensível
Futuro

Mudança digital, recomposição das cadeias de valor

Depois da mecânica, da eletricidade, da computação e internet, é chegada a vez da revolução digital e inteligência artificial. Os seus efeitos serão positivos, mas, também, contraditórios e paradoxais
Sustentabilidade

A policromia dos territórios e os terroirs

Há uma literacia própria da paisagem, que necessita de ser convenientemente abordada, sob pena de a nossa perceção da paisagem ser um crime de lesa-pátria e um mau serviço prestado ao país.
Energias Alternativas

A descarbonização da economia e o território

A descarbonização da economia pressupõe uma ética prática do cuidado, sob a forma de responsabilidade de si, dos outros e da terra-mãe, condição essencial para um novo modelo de sociedade.
União Europeia

Por uma cultura positiva da esperança política

A política europeia oscilará, doravante, entre uma política doméstica mais radicalizada, a inércia do sistema comunitário, as macrorregiões europeias em formação e uma geopolítica continental alargada
União Europeia

O modelo institucional da união política europeia

A questão mais interessante, doravante, parece ser esta: em que medida a politização crescente da UE acabará por sacrificar a Comissão Europeia e por efeito colateral o próprio método comunitário.
União Europeia

Linhas vermelhas/política externa/reputação global

A União Europeia irá confrontar-se, a breve prazo, com overbooking de responsabilidades internacionais e uma tensão permanente quanto à repartição de recursos escassos entre frente interna e externa.
União Europeia

Uma União Europeia para as mutações do tempo longo

No exato momento em que a UE mais precisava de tomar conta dos riscos globais e das grandes transições, estão de regresso correntes e partidos nacionalistas e populistas. Vive o dilema do prisioneiro.
União Europeia

União Europeia: reforçar a coesão territorial

O processo histórico corre à nossa frente e, face à evidência do Estado-exíguo, necessitamos, urgentemente, da vitalidade das culturas locais e regionais para promover um novo ciclo de desenvolvimento
A página está a demorar muito tempo.