271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

António Covas

Convidado

Artigos publicados

Descentralização

A inteligência coletiva territorial 

A aceleração das dinâmicas territoriais e a desestruturação social que daí decorre, são de tal ordem, que estamos confrontados e destinados a ser “construtores sociais de território”.
Tecnologia

República digital, a mudança de estado da matéria

Emergirão uma nova regulação política e jurisdicional e novas figuras e protagonistas: os operadores, os reguladores, os procuradores do interesse público e privado. Tomemos, porém, muito cuidado.
União Europeia

As grandes transições e a gestão dos seus efeitos

Não resolveremos nenhum dos grandes problemas se não tratarmos de curar, também, da sociedade dos bens globais em que vivemos. Por isso mesmo, é preciso regressar à globalização benigna.
União Europeia

UE, governação multiníveis e Estado em rede 

Em conjuntura de recuperação e resiliência, este é também o momento para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão, que continua a girar em redor do Estado vertical.
Economia

O advento da sociedade colaborativa

Face a este novo ecossistema da era digital, pode perguntar-se: quem será o homem do tempo novo que se avizinha, o homem das redes e dos écrans, da economia quaternária e da sociedade “Co”?
Descentralização

Rurbanização, neorurais e 2ª ruralidade

Num país tão pequeno como Portugal, o problema principal não será o “repovoamento e o stock populacional” de zonas de baixa densidade, mas, a organização virtuosa da mobilidade e do fluxo de população
União Europeia

O futuro da Europa

É urgente acautelar a eventualidade de a UE se fragmentar e balcanizar a breve prazo, pois as grandes transições à nossa frente podem desencadear choques assimétricos graves em cada Estado-membro.
Ciências Sociais

A pandemia e a curadoria das ciências humanas

O avanço tecnológico é imparável e acabará por conduzir à nossa desqualificação, ao nosso desprendimento emocional e à corrosão do carácter como nunca tínhamos experimentado antes.
Crescimento Económico

A minha contribuição para o PRR

Um Programa Operacional Regional é o enquadramento apropriado para que todo este exercício de investimento não se transforme numa manta de retalhos de despesa pública e privada, sem qualquer coerência
Tecnologia

Inteligência artificial e automatização da pobreza

Temos de encontrar rapidamente um novo modo de pensar, estar e fazer a política, sob pena de sermos reduzidos a uns idiotas úteis da governação algorítmica.
Agricultura

O pacto ecológico europeu e a ruralização

Estão em curso distintos processos de ruralização, fonte de muitos e novos conflitos de interesse. Não podemos mais idealizar o mundo rural por mais assombrosas que sejam as nossas representações.
União Europeia

União Europeia, as questões pendentes para 2021

Os próximos ciclos político-eleitorais podem radicalizar os assuntos e aumentar o risco de balcanização da política europeia. É imperioso fazer baixar a ansiedade, a falta de confiança, até o medo.
Europa

A Presidência Portuguesa da União Europeia 

A União Europeia está, mais uma vez, numa grande encruzilhada em que as lógicas fundamentais de organização da União, cooperação e integração, unanimidade e maioria, voltam a estar em agenda.
Tecnologia

Transição digital e inteligência territorial

É fundamental que o território crie ambientes e ecossistemas inteligentes e que a digitalização seja um fator genuíno de democratização e qualidade de vida e não, mais um fator de exclusão social.
Sociedade

A economia política do risco digital

Chegou a hora das velhas instituições e administrações da democracia representativa fazerem prova de vida perante a emergência e a disrupção do capitalismo digital.
Arquitetura

Em memória do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles

Os seus “jardins do paraíso” são uma espécie de poesia da natureza, um passeio romântico através de uma paisagem de inspiração estético-literária.
Ambiente

Por uma PAC mais agroecológica e territorialista

Em nome da coesão económica, social e territorial, tão apregoada, não gostaria que o Pacto Ecológico Europeu e a reforma da PAC em particular fossem, afinal, mais branqueamento do que esverdeamento.
Europa

UE: reforço da autonomia estratégica e geopolítica

Está em formação uma verdadeira “convergência do demo” que, a curtíssimo prazo, pode irromper em redor do Brexit, das eleições americanas, da China, da Rússia, da Turquia, do Médio Oriente.
Descentralização

As CIM, em tempo de eleição para as CCDR

As minhas dúvidas residem neste “diálogo regional” entre duas estruturas político-burocráticas, um secretariado executivo com vocação intermunicipal e uma comissão de coordenação com vocação regional.
Internet

A rede 5G e os acasos do serendipismo

129
Eis o vórtice onde estamos:chips e sensores, drones e câmaras de vigilância, interfaces cérebro-computacionais e nano-implantes, máquinas inteligentes e mestres algoritmos, robots e veículos autónomos
A página está a demorar muito tempo.