Dark Mode 50,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

António Covas

Convidado

Artigos publicados

União Europeia

Uma União Europeia mais Keynesiana

Este é o momento politicamente mais avisado para substituir as dívidas nacionais por dívida pública europeia, mesmo que isso seja feito a troco da promessa de União Europeia mais federal e keynesiana.
Ciências Sociais

A crise das ciências humanas e sociais

319
A grande lição desta pandemia é acerca da economia dos nossos comportamentos e nela o papel das ciências humanas e sociais em matéria de ciência dos comportamentos.
Política

Mudança digital-sociedade aberta-cultura política

A União Europeia, neste momento, é bem o exemplo de um campo de forças onde a transformação da política nos transporta para terreno desconhecido.
Futuro

O decálogo da cidade inteligente e criativa

No lugar de encontro privilegiado de tecnologia, ecologia e humanidade, o nosso drama é encontrar o raro ponto de equilíbrio, tanto mais quanto nem sempre temos, para tal, engenho e arte quanto baste.
Brexit

31 de janeiro, um dia de reflexão sobre a Europa

A União Europeia prosseguirá, na próxima década, uma verdadeira quadratura do círculo. Fica por saber é se os europeus chegam lá por via da vontade esclarecida, da necessidade ou com um grande susto.
Futuro

A propósito de algoritmos e governação algorítmica

Cuidado com o narcisismo digital. A inteligência artificial não pode tomar conta da inteligência racional, nem a arte emocional das relações humanas ser trocada pela caricatura de uma bricolage social
União Europeia

UE, os buracos negros da extra-territorialidade

A política europeia, durante décadas, foi um produto direto do centro político, moderado e reformista europeu. Com a consumação do Brexit o equilíbrio político triangular França/Alemanha/RU desaparece
Comissão Europeia

A modernização ecológica e o capitalismo verde

A teoria da modernização ecológica é uma vertente do chamado “capitalismo cognitivo” para os países desenvolvidos, em linha com as grandes preocupações ambientais do último quartel do século XX.
União Europeia

Fronteira e tecnologia, nova sabedoria dos limites

Doravante a política da UE será puro equilíbrio de poderes e a sua governabilidade incluirá uma pluralidade crescente de protagonistas: Estados-regiões nacionais, cidades-estado, cidades-região, etc.
Novo Governo

A smartificação das CIM e a coesão territorial

As comunidades intermunicipais (CIM), já constituídas e em funcionamento, merecem uma oportunidade de se instituírem como territórios de referência, mas um território inteligente e criativo.
Cidades

As cidades inteligentes segundo Ribeiro Telles

662
O homem de hoje tende a deixar de ser rural ou urbano para alcançar uma visão cultural que abrange tanto os valores da ruralidade como os da cidade. E quem diz os valores diz, também, as atividades.
Turismo

A turistificação da economia algarvia

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.
Literatura

Sinais distintivos, paisagens literárias

Um desses sinais distintivos tem a ver com as chamadas “paisagens literárias” e o seu corolário lógico, a produção de conteúdos culturais associados aos territórios e aos seus percursos literários.
Futuro

Capitalismo low cost e uberização dos serviços /premium

Eis uma tendência e mistura perigosas, prontas a explodir em qualquer momento e que, por isso mesmo, precisam de ser devidamente acauteladas por todas as instituições do estado de direito democrático.
União Europeia

A arte (e o modo) da governação europeia

A linha de rumo do sistema de administração da UE oscila, como quase sempre, entre o excesso de empirismo dos interesses particulares, públicos e privados, e o défice de interesses políticos comuns.
União Europeia

A Europa Social em questão

A UE terá de conceber e implementar, por via de uma “cooperação reforçada”, um programa de ação em matéria de espaço social europeu, à semelhança do que se fez com o mercado único ou a moeda única.
Sustentabilidade

O Manifesto da 2ª Ruralidade

Como venho a defender, sem uma boa “curadoria territorial” as medidas do programa de valorização do interior revelarão, muito provavelmente, a breve trecho, o seu lado inorgânico e difuso.
Eleições Europeias

O Roteiro dos Quatro Presidentes

É esta acumulação de riscos, esta “desesperança no futuro”, onde o elevador social parece não funcionar, que estão a minar, a pouco e pouco, a confiança nas instituições e a criar o azedume político.
União Europeia

Governo multiníveis e normativismo institucional

Quanto mais os políticos anunciam a necessidade imperiosa de “territorializar” as políticas públicas, mais se constata a afirmação do império administrativo do template, do algoritmo, do vade-mecum.
União Europeia

Proto-federalismo e federalismo furtivo na UE

De nada serve erguer a legitimidade do projeto europeu a partir da sua megalomania e omnipresença se a UE não for capaz de criar um regime de governação política transparente, acessível, compreensível
A página está a demorar muito tempo.