815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Martins

Convidado

Artigos publicados

Primavera

As coisas vão mudando, mas pouco mudam

Com o passar do tempo, muito se vai alterando, mas também muito fica igual. A beleza das estações, embora se repita todos os anos, é todos os anos magnífica. 
Mediterrâneo

Nostalgias do sul 

A sazonalidade a que nos habituámos ainda existe, mas foi modificada. Os poucos meses que havia de trabalho agrícola são igualmente hoje meses de grande lavor, mas agora dedicada ao turismo.
Agricultura

Zeus, os lagares de Mileto e o milagre da chuva

Podemos encontrar paralelos de muito do que praticamos hoje, em termos sociais ou económicos, nas referências agrícolas das histórias do passado. Talvez também pudéssemos encontrar nelas soluções.
Vinho

As vinhas, as uvas, o vinho e os homens

As vinhas são, de todas as culturas, provavelmente a mais antiga e a que tem maior relação com o homem. Para existirem vinhas e vinho teve de haver um encontro perfeito entre a natureza e o homem.
Inflação

O chapéu de quatro cores

Errado não é ser incapaz de antever uma pandemia ou uma guerra. O que é ironicamente nocivo é achar que nada pode interromper uma sequência ou fase aparentemente positiva.
Agricultura

A vida fora dos muros: histórias da agricultura

O derradeiro teste de um azeite talvez seja o seu casamento com o peixe fresco, a expressão máxima dos frutos da terra e frutos do mar, combinação milenar.
História

Veneza, um modelo liberal

Como tudo o que gera dinheiro chama o interesse dos estados, o ciclo de liberdade económica teve um fim. O estado tomou conta do comércio e ditou o fim dos vivos e dinâmicos negócios dos venezianos.
Mediterrâneo

Memórias da agricultura mediterrânica

Grande parte do que comemos, cultivamos e de que gostamos é hoje igual ao que se comia e cultivava em outros tempos, no Egito antigo, em Cartago ou Roma.
História

Barbary Macaque, peste negra e invenção do vidro

As mudanças acontecem muitas vezes pela via dos protagonistas menos prováveis. Depois, as explicações que lhes queremos atribuir já são outra coisa.
Dinheiro

Rio Pactolo, uma mercearia pré-histórica e Bitcoin

O dinheiro e a moeda parecem estar a desenvolver um padrão semelhante à arte: começou por ser mitológica, depois muito realista, ficou mais impressionista e termina com a abstração.
História

O sal, a pimenta e os elevadores

Quando um político anuncia o resultado ao mesmo tempo que a medida há que ter reserva! Das creches aos elevadores, a história está cheia de politicas que uma vez criadas geraram efeitos contrários.
Macroeconomia

O Dr. Gatchet, uma lata vazia e os antibióticos

Vivemos hoje um momento “Retrato do Dr Gatchet”, em que antes de mudanças no clima económico há sempre um momento em que o otimismo atinge proporções exuberantes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos