762kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Rocha Pinto

Convidado

Artigos publicados

Assédio Sexual

Abusos no Estado

Num gritante silêncio, o senhor doutor Sampaio, o sr. dr. Pedro Strecht e o magistrado Laborinho Lúcio, especialistas no tema, não se incomodaram a manifestar-se sobre o caso de uma criança violada.
Crise Política

O circo

O público começou a protestar na rua, queria o teatro de volta e considerava que o circo não tinha qualidade. Assustados os excluídos criaram uns espectáculos ainda piores.
Aeroporto de Lisboa

Portugal Numérico - correcção de erro

É vontade da comunidade eliminar voos com menos de 600 km pelo que o turismo via Espanha ficará logo reduzido ao rodoviário ou ferroviário, esta sim a infraestrutura de transporte em que urge investir
Aeroporto de Lisboa

Portugal numérico

O número mais recente, tirado de uma cartola dourada, é 300 milhões, o valor que, segundo a Confederação do Turismo, perdemos diariamente por não ter sido feita a obra digna de Ramsés IV, o aeroporto.
Pobreza

Pobreza

A televisão pública passa programas de entretenimento ou debates sobre a economia dos ricos, não passa um programa pedagógico sobre economia dos pobres.
Apoio Social

Que a União não envergonhe as irmandades

A União faz concorrência directa com as Misericórdias no terreno, tem empresas fora da lógica das Misericórdias, a pergunta é: porquê?
Arrendamento

Lar, amargo lar

Só com a introdução de casas subsidiadas será possível o acesso à habitação. E um quadro legislativo “amigo” dos investidores, com garantia de estabilidade durante um prazo razoável (mínimo 10 anos).
Arqueologia

Eça e outros esqueletos

Creio que as Igrejas (plural) se deviam manifestar e devolver a dignidade e o eterno descanso a quem não tem os pergaminhos de escritor, fadista ou jogador da bola.
Transportes Públicos

O activista distraído

Se o aquecimento global é um facto, porque não se criam soluções que impeçam as greves da CP, Transtejo e Carris, que promovem o disparo dos gases com efeito de estufa pelo acréscimo anómalo de carros
Sismo

Os sismos e a cal

A visão de Marrocos faz-nos perceber a ineficácia da cal enquanto produto para aumentar a resistência antissísmica de edificações, mas é esta opção que tem sido imposta pela DGPC nos nossos monumentos
Habitação e Urbanismo

Habitação – a árvore e a floresta 

Há que colocar várias borboletas a bater as asas. Umas provocarão o crescimento da economia no interior, outras melhorarão as acessibilidades, outras promoverão a habitação pública para arrendamento.
Igreja Católica

A César o que é de César

Os críticos desconhecem o país onde vivem. Onde “O Estado” liga diariamente às estruturas da Igreja a pedir que guardem algum idoso ou indigente, que alimentem desvalidos.
Função Pública

O objecto público

Um técnico superior (um funcionário com uma licenciatura ou mestrado) ganha no “topo” 2000€ “limpos”. Mas, para lá chegar, se tiver sempre a classificação de Bom, deverá esperar 104 anos
Água

Tarifa pouco social social

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas propõe um tarifário “social”. Quem é pobre só pode consumir 66 litros de água por dia, não vão decidir tomar banho ou lavar a roupa todos os dias.
Habitação e Urbanismo

Isto está tudo ligado

Quem procura casa são sobretudo jovens. Na sua maioria não pretendem adquirir habitação, pretendem arrendar, já que a realidade económica não garante emprego para a vida e têm de ser ágeis na mudança.
Habitação e Urbanismo

Delenda Cartago

Há que mudar o chip e assumirmos a falta de mão-de-obra. Há que industrializar o processo. Uma fábrica de pré-fabricação consegue construir um prédio de 1000m2 e quatro pisos em cinco meses.
Arrendamento

Habitação acessível, há solução

Importa inverter este plano inclinado. Começando por facilitar o arrendamento, reduzindo o IMI, baixando as taxas de IRS para os senhorios numa relação com as rendas praticadas.
Habitação e Urbanismo

Ordem na mente

Por cada ano que passa na aprovação de um projecto, o custo da construção tem subido 30%.
Igreja Católica

A Igreja

No tempo que passa é algum povo, que se considera uma elite, que reclama autos de fé onde sejam metidos nas piras mediáticas quem pecou (mesmo antes de qualquer julgamento) ou quem tocou num pecador.
Onde o Estado falha

As gaivotas sobre os icebergs

A falta de manutenção agrava, a cada ano que passa, a necessidade de conservação em 2%. Imaginem as escolas que não sofreram obras faraónicas, as estações, as esquadras da polícia, os centros de saúde

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.