771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fernando Alexandre

Colunista

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College. Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, onde exerceu funções de Pró-Reitor, Presidente da Escola de Economia e Gestão e Director do Departamento de Economia. É vice-Presidente do Conselho Económico e Social, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. Coordenador ou co-autor de oito livros sobre a economia portuguesa e de mais de duas dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais. Em 2022, recebeu o Prémio de Mérito Científico da Univeridade do Minho.

Artigos publicados

Habitação e Urbanismo

Habitação: crise, problemas e soluções

Medidas de estímulo à oferta como as propostas no "policy paper" da FFMS, nomeadamente no âmbito da redução da fiscalidade (IMI, IMT e IVA), poderão ser eficazes na resolução do problema da habitação.
Governo

Não é só a economia, estúpido!

Quando o Governo é considerado um problema mais grave do que a inflação ou as taxas de juro dá vontade de dizer bem alto, para os partidos da oposição também ouvirem: “Não é só a economia, estúpido!”.
Estado da Nação

País bem, país mal e o Governo

Na discussão do Estado da Nação há duas grandes questões. Primeira, o que é que está bem e o que é que está mal? Segunda, qual é a responsabilidade do Governo no que está bem e no que está mal?
Crescimento Económico

Portugal, a velha Europa e o Atlântico

Depois de quase 40 anos de integração europeia, com a normalização das relações comerciais com Espanha, está na altura de voltarmos a reforçar a nossa posição atlântica.
Inflação

Os políticos e o BCE

As críticas dos políticos ao BCE reflectem o tempo em que vivemos, centrado no curto prazo. Um BCE independente é a forma de garantirmos que o longo prazo continua a ter peso nas decisões políticas.
Educação

Vale mesmo a pena investir em educação?

Como com os rankings, é fundamental promover a transparência sobre as competências e a futura empregabilidade dos cursos. Essa informação é ainda mais importante para as famílias de rendimentos baixos
Ranking Escolas

Os rankings que estragam o sono ao Sr. Ministro

Sem os rankings das escolas o ministro da educação poderia dormir melhor, porque não seria confrontado com os seus quase oito anos de políticas inconsequentes e desastrosas para a escola pública.
Poupança

Certificados de Aforro: poupança ou populismo?

A má decisão não foi a descida da taxa de juro dos Certificados de Aforro. A má decisão, diria mesmo a irresponsabilidade, é a total ausência duma estratégia para incentivar a poupança de longo prazo.
Mariana Mortágua

Alcançar uma vida boa dá muito trabalho

Quanto menos os portugueses dependeram do Estado para terem uma Vida Boa menos relevante será o BE. E hoje o BE luta por ser relevante. Nessa luta soluções simples e populistas são sempre uma tentação
Trabalhadores

A clivagem entre a função pública e o privado

Uma publicação do INE que compara as condições salariais da função pública com as do sector privado trouxe de novo para a agenda mediática a clivagem entre os trabalhadores do público e do privado.
Universidades

Os progressos do atraso da ciência em Portugal

Os actuais desafios, seja para que a ciência feita em Portugal esteja na fronteira do conhecimento, seja para que produza maior impacto na sociedade e economia exigem um novo manifesto e ação política
Exportações

O Governo não acerta uma

O objetivo de 50% fixado pelo governo para as exportações em 2027 foi já alcançado em... 2022! Seja por falta de ambição ou falta de informação, certo é que o governo não acerta uma previsão económica
Crescimento Económico

Dois tempos da economia portuguesa no século XXI

Os ciclos económicos dependem de múltiplos fatores e não apenas dos governos. Felizmente, é possível ter alguma boa economia sem um governo efetivamente governar.
Salários

A educação nas estatísticas da produtividade

Só quando os salários dos mais qualificados aumentarem de forma sustentada saberemos que algo de realmente estrutural está a mudar na economia. Só nessa altura teremos a viragem para um novo paradigma
António Costa

Não é inveja, é a desilusão de ficar aquém

Quando outros países crescem mais do que Portugal, nesses países surgem mais oportunidades. O resultado é o que temos observado nos últimos anos: mais emigração dos mais qualificados.
Crescimento Económico

Há vida na economia para além do Estado?

É muito difícil investir, desenvolver ideias de negócios e exportá-las para o mundo num país como Portugal, que tem um Estado grande e ineficiente cujo principal fito é sorver a riqueza gerada no país
Governo

Défice orçamental: pantomina ou incompetência?

A forma como é gerida a política orçamental impossibilita a execução de qualquer programa pensado para a legislatura. O facto de isso não incomodar governo é mais um sinal de que não há planos a prazo
Inflação

As crises são feitas de mudança

Num contexto inflacionista e de subida das taxas de juro há muita incerteza sobre como corrigir os desequilíbrios criados pelas baixas taxas de juro. É urgente identificá-los e atuar preventivamente.
Crescimento Económico

Boas novas na frente externa, debilidades internas

O desenvolvimento e o crescimento passarão por uma maior participação no comércio internacional. Os nossos períodos de maior transformação e crescimento estiveram sempre ligados à abertura ao exterior
Habitação e Urbanismo

Habitação: a dificuldade em lidar com o sucesso

Esta crise da habitação é uma oportunidade para termos mais atividade económica. Difícil é gerir um país de onde as pessoas querem sair e para onde ninguém quer vir viver, como era Portugal em 2010.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos