271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

José Ribeiro e Castro

Convidado

Artigos publicados

Eutanásia

O caso da velhinha anónima e os factos altenativos

1027
A velhinha de Mariahoeve foi enganada ao acreditar no “direito legal a eutanásia voluntária” ao escrever uma declaração para eutanásia com ressalvas.Ninguém atendeu às ressalvas, nem sequer o tribunal
CDS-PP

A golpada (parte 2)

522
A reunião amolgou muito a imagem pública e o prestígio do CDS, com a única excepção do muito bom discurso do Presidente do partido, que salvou o dia e ganhou a moção de confiança.
Constituição da República Portuguesa

Porque é a lei da eutanásia inconstitucional

1112
A questão transcende o problema da eutanásia. Quem mostra estar pronto a violar a Constituição aqui, em matéria de direitos fundamentais, está pronto a violá-la em qualquer outro domínio.
Política

CDS, Chega, IL, PSD – a direita em mudança

1147
Hoje temos dois problemas principais. O primeiro é o de a relação esquerda/direita não se alterar e favorecer a esquerda. O segundo são as posições políticas do Chega serem tão radicais e desrazoáveis
Presidenciais 2021

A direita, as presidenciais e o resto

544
Este erro (desdenhar de Marcelo) cheira à reedição do erro fatal anterior (a falsa vitória de 2015). E receio que este novo erro comprometa o ciclo actual e vá atirar-nos para nova maioria de esquerda
Eleições Presidenciais

Marcelo 2.0

708
É espantoso como PSD e CDS deixaram chegar a este ponto de aparente indefinição a escolha estratégica para estas presidenciais, com muitas vozes dentro de si a alimentar animosidade contra Marcelo.
História

Adelino: 6 anos que o tivemos, 40 que o perdemos

1866
Uma vez Amaro da Costa explicou o tema de ser um “n.º 2” na política e como o seu papel era fundamental e, por vezes, liderante. Sabia ser o n.º 2. Gostava muito de o ser porque o líder era o seu n. 1
Eutanásia

Eutanásia: as falácias dos anti-referendo

445
O mal fundamental existe; e só pode ser curado de duas formas: ou nas eleições de 2023, ou num referendo. Fugir a ambos é clara fraude democrática. Parece haver uma demofobia crescente a medrar na AR.
Judaísmo

Vêm aí os judeus

860
Venham quantos vierem dentro da letra e do espírito da lei, sinto enorme gratidão por responderem “sim” ao convite que, por unanimidade, decidimos fazer-lhes em 2013.
Eutanásia

Na esteira da cloaca moral da Europa

453
O problema da eutanásia é matar. É mesmo o único problema da eutanásia: matar, pôr termo à vida de outrem. Se não fosse isso, que é muito, não haveria problema.
Assembleia Da República

A lei contra os judeus

463
Espanha nunca pode ser citada como exemplo e inspiração em matéria de judeus sefarditas. A vez anterior em que seguimos o exemplo castelhano foi quando os expulsámos aos milhares.
Assembleia Da República

A viela anti-judaica nos truques parlamentares

710
Constança Urbano de Sousa, primeira subscritora da proposta do PS, é Presidente do grupo de trabalho onde tudo isto foi montado, contra a ética da Constituição, do Regimento e da lealdade democrática.
Catolicismo

Os católicos e a longa travessia da Covid

1460
Os nossos bispos deram uma extraordinária demonstração de coragem e sabedoria ao tomarem a decisão mais difícil e mais necessária que tinham de tomar: suspender a celebração comunitária da Santa Missa
Coronavírus

O milagre chinês

1191
As Nações Unidas e a OMS têm a obrigação imperativa de esclarecer esta questão: os números chineses são, ou não são, verdadeiros? Isto não pode ficar atolado no pântano do “é-e-não-é”.
25 de Abril

Que diria, que faria Salgueiro Maia?

1929
A Assembleia da República não tinha o direito de colocar três ex-Presidentes nesta contingência. Aqueles que assim decidiram não tinham o direito de colocar o 25 de Abril no centro desta querela.
Coronavírus

Covid-19, o “Titanic” do século XXI

633
Temos de construir coragem e confiança para viver e trabalhar num quadro cheio de novas rotinas. Impõe-se um ambiente cívico de elevada responsabilidade onde o Estado dê exemplo de sobriedade e rigor.
Racismo

Racismo e luso-tropicalismo

504
A atitude certa num português, filho da cultura portuguesa e cultor do modo português de estar no mundo, é estar vinculado a construir uma sociedade não-racista. Esse é o legado do luso-tropicalismo.
Eutanásia

Eutanásia – está na hora dos eurodeputados

1328
“Não matem os velhinhos!” A Bélgica e a Holanda estão a fazê-lo; e querem ir ainda mais longe e mais fundo. Não pode ser. A Europa não pode continuar em silêncio. As instituições têm de funcionar.
Eutanásia

Humanidade na hora de morrer, até ao fim da vida

987
O falso conceito de “morte digna” tem por correspondente o de vida indigna. As pessoas sentir-se-ão obrigadas a buscar a morte porque a sua vida passou a indigna. Isto gera medo. E há razão para isso.
Eutanásia

Portugal amordaçado

1366
Quando tantos deputados dizem que é tema de consciência individual, vamos a isso. A consciência individual que importa é a dos cidadãos, não a dos deputados. Ninguém vota em consciências individuais.
A página está a demorar muito tempo.