757kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Ribeiro e Castro

Convidado

Artigos publicados

Açores

Os pupilos de Pedro Nuno

50 anos depois, Pedro Nuno Santos destruiu o PS de Mário Soares, na imagem e na memória que tínhamos dele. Agora, é o tempo dos flibusteiros. Morreu a passada grandeza e foi a enterrar.
Direitos Humanos

Uma bebedeira de extremismo e de loucura

Não pode ser. É uma ameaça demasiado grave, porta aberta à violação dos direitos humanos. Esta lei não pode consumar-se. Importa trabalhar pela declaração da inconstitucionalidade. Importa revogá-la.
Transgénero

As últimas do género: a lei malandra

No regime da nova lei, o averbamento passa a poder ser feito enquanto os filhos são menores. É uma “lei malandra”. E, maiores ou menores, não são tidos, nem achados; e o outro progenitor também não.
Assembleia Da República

A lei gato-sapato

No futuro, qualquer maioria pode invocar o precedente para forçar decisões legislativas em menos de 12 horas de um dia parlamentar, repetindo este método da “carimbadela”: entra de manhã, sai à tarde.
Transgénero

O legado do PS contra a escola e a família

É confrangedor ver o grau de iliteracia política a que se chegou em Portugal. Pela pessoa humana, sua dignidade e integridade, importa travar e revogar esta lei iníqua, uma lei impostora.
Transgénero

A lei das casas de banho não presta

O coro de críticas suscitado pela lei não surpreende. O que é surpreendente é que ainda não tenha subido mais de tom e vigor, face à surdez e ao facciosismo em que se entrincheiram os seus promotores.
Coligação

10 de Março: variações sobre a AD

Uma coligação deve corresponder a uma ideia mobilizadora por Portugal e não parecer resposta a interesses pessoais ou de grupo. Os partidos à direita têm de ter um discurso firme, objectivo e claro.
Transgénero

Esta lei é uma selvajaria

As sete selvajarias da lei que nos interpelam ferem princípios constitucionais da maior importância. Desde logo a inviolabilidade da integridade física e moral das pessoas, que é directamente atingida
Património

5 000 euros/ano

Na Sociedade Histórica da Independência de Portugal faz-nos felizes gostar de Portugal. E servi-lo, ainda que com 5.000 euros/ano. Mas se os governos nos derem o mesmo que a instituições similares.
Conflito Israelo-palestiniano

Faixa de Gaza, base militar a coberto e descoberto

Nenhum país faria diferente de Israel para capturar os terroristas que assassinaram cruelmente 1.400 cidadãos. Alguém exige que os terroristas se entreguem ou sejam entregues à justiça internacional?
Conflito Israelo-palestiniano

Povo palestiniano, carne para canhão da esquerda

O que faz a esquerda mundial? Impante, reitora do mundo, actua por forma a manter os civis palestinianos como escudo civil do Hamas. Empurra-os para o colo dos estrategas do seu sacrifício.
Conflito Israelo-palestiniano

Cercados pelo Hamas

A inércia diante deste horror terrorista acontece porque estamos cercados. Exemplo paradigmático é Carmo Afonso. No X, o antigo Twitter, é muito nomeada, por estes dias, por “Carmo Fiambreira Afonso”.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel

Continua a ser razão de profundo mistério por que tem o povo judeu sido objecto de tantas violências, tantas perseguições, tanta discriminação, tantos massacres, tantas atrocidades?
25 de Novembro

Os do 24 de Novembro é que mandam

A democracia foi fundada em 1976, pela Constituição votada a 2 de Abril e por aquelas três eleições fulcrais, estruturando o Estado de direito democrático. A democracia deve-o ao 25 de Novembro.
Parlamento Europeu

Angola: o Prémio Sakharov 2001

Há 20 anos anos a sociedade angolana, cansada da guerra, exausta mesmo, tinha rompido de vez com o “campeonato da guerra” em que vivia há décadas. Queria ponto final. E foi isso que aconteceu.
JMJ 2023

Francisco levantou-se e veio apressadamente

Lisboa 2023 chegará muito longe e perdurará muito tempo. Com quê? Com o seu essencial: Cristo mais próximo. É isso que encanta os jovens que, para escutar o Papa, se levantaram e vieram apressadamente
Lei Eleitoral

Ana Paula Bernardo e reforma do sistema eleitoral

Quando a reforma eleitoral for feita com círculos uninominais, activando a responsabilidade política perante o eleitorado, a previsão do PS, no seu Programa democrático de 1995, poderá cumprir-se.
Sudão

Salih Mahmoud Osman e a guerra de que não se fala

A imprensa tem a responsabilidade de não deixar esquecer o drama do Darfur no poço do silêncio. Relatar os crimes, denunciar os autores. Só assim os civis poderão vir a vencer a brutalidade das armas.
Eutanásia

Eutanásia: aquilo que nos espera

Há forças que querem os votos dos eleitores contra a eutanásia, mas não lutam em substância contra esta, o que é grande desvantagem nos confrontos que são sobretudo culturais, antes de serem políticos
Eutanásia

Eutanásia: morte e mudança de civilização

Nunca encarámos um hospital como um sítio para irmos morrer. Nunca olhámos um médico como alguém que nos tira a vida. Nunca vimos o suicídio como acto que devemos ajudar ou em que devemos ser ajudados

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.