José Ribeiro e Castro

Convidado

Artigos publicados

Maioria de Esquerda

Geringonça - a valsa do adeus /premium

149
Se a direita quiser encurralar o PS, este desloca-se para a esquerda. Se a esquerda quiser encurralar o PS, este desloca-se para o centro. Depois da geringonça, chegou a legislatura da valsa.
Legislativas 2019

Abram alas prá Catarina e pró André, ou o Jerónimo

1006
Para não abrir alas ao extremismo e ao disparate, há que ler e dar a conhecer, rejeitar e repudiar. Quem cala, consente. E não podemos consentir. Há mínimos de equilíbrio e de normalidade a garantir.
Eleições

A queda no precipício

499
Pode desdenhar-se da sondagem da TVI, mas o mais avisado é tomar as suas indicações como sinais que reforçam as de outras sondagens. Em Outubro ninguém ficará surpreendido com um cataclismo à direita.
Moçambique

De que massa somos feitos?

911
Três anos passados, como é que a questão Américo Sebastião nos interpela, desde a comum cidadania até a instâncias internacionais, com destaque para a União Europeia? De que vale ser cidadão europeu?
PSD/CDS

A beira do precipício

1250
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
Politicamente Correto

Morte aos epicenos e a quem os apoiar!

410
Nunca agradeceremos bastante à 13ª Legislatura por jorrar luz nos pedregosos caminhos da gramática nacional, varrendo o obscurantismo das letras e expurgando de formas traiçoeiras a escrita patriótica
União Europeia

Os Estados Unidos da Europa e o exército europeu

188
O centro e a direita que não querem os Estados Unidos da Europa, nem o Exército Europeu, têm o dever de perguntar à candidata a Presidente da Comissão o que pensa, hoje, sobre o futuro da Europa.
União Europeia

Requiem pelos Spitzenkandidaten

132
Os cidadãos votaram mas as instituições não querem seguir a lógica saída das eleições. Mais: é com ligeireza que agora as desconsideram depois de as terem apresentado como tendo importância primordial
Maioria de Esquerda

Esqueçam! A geringonça acabou

319
A geringonça acabou. Renovem-se, ou não, os acordos políticos à esquerda, serão de outro tipo e de outra natureza. É a incerteza quanto a isso que explica o seu desmaio antecipado nestas semanas.
Moçambique

Está Moçambique a gelar relações connosco?

793
Há três anos que o empresário português Américo Sebastião foi raptado, há três anos que o Estado moçambicano continua a resistir e a recusar a cooperação judiciária várias vezes oferecida por Portugal
PSD/CDS

Onde estamos? À direita, no pior desde 1976

418
Há muito eleitorado que não percebe que PSD e CDS pareçam defender aquilo que criticaram, para amanhã voltarem a realizar aquilo que hoje criticam, ou arruinarem o país. Tudo o mais é jogo de palavras
Eleições Europeias

Eutanásia, eleições europeias e direitos humanos

427
Trata-se, sem tirar, nem pôr, de uma questão de vida ou de morte propriamente dita – por ano, quase 10.000 casos de vida ou de morte. É que nem fica longe da sede das instituições europeias.
Eleições Europeias

Por que não votam os portugueses nas europeias?

609
Temos uma visão mamífera da Europa, olhando-a somente pelos fundos que nos manda: se manda, gostamos da Europa como vaca leiteira; se não manda e há regras, já não nos interessa e desdenhamos.
Obituário

Um herói civil

495
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
Joana Marques Vidal

Obrigado, Senhora Procuradora-Geral

1082
Ninguém tem dúvidas sobre que o espírito e o pensamento da Procuradora era o de que se buscasse a verdade, toda a verdade, nada mais do que a verdade, fosse com quem fosse, doesse a quem doesse.
Touradas

A Disneylei

2620
A Disneylândia é um parque de diversões. Já a Disneylei acontece na manhã de sexta-feira, no plenário da Assembleia da República. Aí será discutido o projecto de lei do PAN para proibir as touradas.
Eutanásia

Morte assistida e morte provocada

1167
O conceito de morte digna, que colam à eutanásia e ao suicídio assistido, é uma afirmação profundamente irritante de soberba e arrogância. Então eutanasiados e suicidas têm dignidade e os outros não?
CDS-PP

Ideologia, p’ra que te quero

291
Este debate resvalou por duas escorregadelas. Uma, confrontar ideologia e pragmatismo. Outra, contrapor ideologia e resposta aos problemas das pessoas. Ir por aí é assumir dois disparates grosseiros.
Congresso do PSD

Sim, é preciso fazer um desenho

200
Olhando à história eleitoral e ao sistema partidário, PSD e CDS têm a obrigação de, somados, ficarem sempre à frente do PS. PSD e CDS nunca devem ter menos de 40%: com 40% perdem e ganha a esquerda.
União Europeia

O federalismo, receita para o desastre

382
Uma frase sintetiza bem a loucura que nos ameaça: “É preciso matar a democracia nacional para ter uma democracia europeia”. Um dia a bicicleta estampa-se contra o muro ou precipita-nos noutro abismo.
A página está a demorar muito tempo.