O extravagante ideólogo russo Aleksandr Dugin é um protagonista frequente das investigações jornalísticas sobre as causas subjacentes à recente política externa de Moscovo. De barba comprida, voz sonora e extrovertida, Dugin é um orador telegénico que preenche o estereótipo do arquétipo do filósofo russo. Para os seus ouvintes, ele pode ser muitas coisas: um Dostoievski moderno, um Trotsky de direita, um monge ortodoxo, um segundo Rasputin ou um Tolstoi alternativo.

Dugin é um poliglota bem lido que consegue exprimir-se em várias línguas. É muito versado em teoria social, literatura esotérica e filosofia normativa. As suas opiniões políticas vão da teoria da civilização de Samuel Huntington ao satanismo de Aleister Crowley, do sindicalismo de extrema-esquerda ao tradicionalismo de extrema-direita, dos princípios arqui-reaccionários às ideias inconformistas radicais.

Dugin tem sido rotulado de conservador, marxista, imperialista, fundamentalista, geopolítico e muito mais. A maioria destes rótulos são adequados de uma forma ou de outra, mas em si mesmos são inexactos. Para descrever a sua própria ideologia, Dugin introduziu novos conceitos, como o “neo-eurasianismo” ou a “Quarta Teoria Política”, para impressionar os leitores na Rússia e não só.

Dugin é também um orador e parceiro de diálogo cativante. Em conferências, talk shows e entrevistas, mostra-se clarividente, eloquente e perspicaz. Admite abertamente a sua posição extremamente niilista. Dugin apela abertamente a uma revolução global anti-liberal, prevê o fim da ordem internacional e explica prontamente as razões da sua aversão ao Ocidente.

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Nos anos 90, Dugin apresentou-se abertamente como fascista. Elogiou repetidamente os representantes do nacional-socialismo alemão e os seus aliados. Recentemente, porém, Dugin tem-se abstido de expressar publicamente a sua simpatia pelo fascismo histórico europeu. Em vez disso, apresenta-se agora como um “anti-fascista”.

A produção de textos de Dugin e dos seus vários grupos de reflexão ao longo dos últimos 35 anos tem sido enorme. Dugin e companhia publicaram dezenas de livros em várias línguas, escreveram centenas de artigos e divulgaram milhares de declarações escritas, áudio ou vídeo numa variedade de meios de comunicação social russos e não russos, fóruns públicos e redes sociais. O volume extraordinário, as numerosas traduções e a quantidade vertiginosa das declarações de Dugin – e não tanto a sua profundidade limitada, qualidade questionável e afirmações bizarras – tornaram-no famoso.

Atualmente, Dugin é reconhecido em todo o mundo como um dos principais representantes do pensamento político russo contemporâneo. A sua omnipresença pública, as suas declarações belicosas e os seus dotes retóricos levaram muitos observadores a considerá-lo como um dos responsáveis, ou mesmo o cérebro, do renascimento do imperialismo russo e da viragem anti-ocidental de Moscovo. Nos últimos 15 anos, Dugin tem sido rotulado como “o cérebro de Putin” e o “filósofo mais perigoso do mundo”, entre outras coisas.

No entanto, o papel de Dugin na nova agressividade do Kremlin, em geral, e na guerra russo-ucraniana, em particular, é mais complicado. Ao contrário do que é frequentemente retratado, Dugin não é nem um filósofo intelectualmente inovador nem um ideólogo com acesso direto ao Kremlin. Gosta de se apresentar como ambos e é elogiado pelos seus apoiantes russos e não russos como um pensador profundo com ligações à liderança da Rússia. Por estranho que pareça, alguns dos seus críticos também aceitam estas afirmações pelo seu valor facial.

No entanto, as afirmações filosóficas e as ideias políticas de Dugin são meras traduções ou reformulações russas de vários discursos filosóficos anti-racionais e anti-individualistas não russos mais antigos. Qualquer pessoa familiarizada com a geopolítica clássica, o tradicionalismo integral, o ocultismo internacional, a Revolução Conservadora alemã, o pós-modernismo francês, a Nova Direita europeia e algumas outras escolas de pensamento alternativas experimentará constantemente um déjà vu ao ler Dugin.

Os destinatários que não estão familiarizados com os conceitos exaltados dos modelos de Dugin dos períodos pré, inter e pós-guerra podem vê-lo como um filósofo russo original. Mas o que ele proclama, como a sua “teoria neo-eurasiática” ou “quarta” teoria, é meramente copiado de alguns teóricos e filósofos controversos e/ou marginais do odiado Ocidente. A miscelânea de fantasias niilistas, sonhos fascistas e esquemas totalitários de Dugin contém poucas novidades para os estudantes do ultranacionalismo, antidemocratismo e iliberalismo não russo.

Um equívoco igualmente generalizado diz respeito à influência direta frequentemente reivindicada por Dugin na tomada de decisões políticas na Rússia. É verdade que algumas pessoas próximas de Putin, tais como os seus colegas de longa data do KGB, Viktor Cherkesov e Vladimir Yakunin, demonstraram um interesse evidente pelos escritos de Dugin.

O notório adjunto de Putin, o Secretário do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev, referiu-se uma vez, numa entrevista, às ideias geopolíticas de Sir Halford Mackinder. Patrushev pode ter aprendido sobre o geógrafo britânico com Dugin, que popularizou o controverso explorador do mundo na Rússia na década de 1990. No início do século XX, Mackinder afirmava que quem controlasse o chamado “heartland”, ou seja, o território da atual Federação Russa, governaria o mundo.

No passado, algumas das declarações extremas de Dugin anteciparam a retórica dos actuais propagandistas do Kremlin. Em 2014, num infame vídeo de apresentação, Dugin apelou aos russos para “matar, matar, matar” os ucranianos. Em 2015, proclamou: A guerra é a nossa pátria, o nosso elemento, o nosso ambiente natural e original no qual temos de aprender a existir de forma eficaz e vitoriosa. Outras declarações mais antigas de Dugin também já pareceram ultrajantes, mas soam contemporâneas na Rússia de hoje.

No entanto, a crescente congruência entre o discurso de Dugin e a retórica do Kremlin, especialmente desde 2022, não deve ser interpretada de forma exagerada. A proximidade crescente é óbvia, mas não é suficiente para afirmar uma causalidade direta entre as ideias de Dugin e as políticas de Putin. Nas últimas décadas, Dugin provou que previu o desenvolvimento da Rússia pós-soviética melhor do que muitos investigadores académicos. No entanto, ele foi mais um profeta e promotor do que um instigador ou líder direto destas tendências.

Desde a década de 1990, Dugin e os seus seguidores têm contribuído, reconhecidamente, para um envenenamento crescente do discurso público e intelectual russo com ideias maniqueístas, conspiratórias e escatológicas. As suas histórias sobre uma inimizade antiga do Ocidente contra a Rússia, a inevitável batalha final entre as potências tradicionais terrestres e as potências marítimas liberais, a infiltração da sociedade russa por potências estrangeiras, etc., contribuíram para a radicalização do regime e das políticas de Putin. Neste processo, Dugin e os seus seguidores têm sido apoiados por dezenas de outros escritores e comentadores russos reaccionários, fascistas, racistas e ultranacionalistas.

Em conjunto, conseguiram algo semelhante à chamada Revolução Conservadora alemã na República de Weimar, no período entre guerras. Em vez de influenciarem diretamente os partidos, os políticos, os burocratas e os diplomatas criaram uma atmosfera em que a repressão violenta no país e a agressão armada no estrangeiro parecem naturais. Poucos decisores russos repetem textualmente as ideias de Dugin e ainda menos leram os seus livros. Tendo em conta os compromissos anteriores de Dugin com o fascismo, apenas alguns funcionários russos seleccionados admitiriam estar impressionados com ele.

No entanto, a extrema-direita russa no seu conjunto ajudou a preparar a viragem anti-ocidental da Rússia em 2007, a invasão da Ucrânia em 2014 e a grande invasão em 2022. Há mais de três décadas que Dugin e outros bateristas de direita semelhantes têm vindo a expressar incansavelmente ideias imperialistas, ultranacionalistas e paranóicas anti-ocidentais. Quando Putin anunciou a sua renúncia ao Ocidente há 15 anos, anexou a Crimeia há quase 10 anos e iniciou uma guerra de grandes proporções há quase dois anos, muitos russos não precisaram que lhes dissessem porque é que Moscovo tinha de fazer isto. A extrema-direita russa, com Dugin como seu patriarca filosófico, já o tinha feito anos antes.