Já aqui escrevi acerca do grave problema de erosão costeira que assombra a costa litoral e em particular a Praia do Furadouro. O avanço do mar é notório e consequente perda de areal e risco para pessoas e bens.

O Governo tem falhado, ao não concretizar as obras prometidas como é exemplo a prometida construção de quebra-mares. A APA na resposta que me deu a um mail que enviei, denota um total e vergonhoso desconhecimento da realidade e uma enorme irresponsabilidade sobre um caso tão preocupante.

A bem da verdade, falhou este governo e falharam os governos anteriores, tal como tem falhado a autarquia com a sua passividade gritante perante o mais grave problema do município.

O mar tem avançado a um ritmo acelerado sobre o areal quase inexistente e já atingiu os passadiços a norte. Qualquer leigo que se desloque ao local, percebe o risco iminente que existe e a necessidade de intervenção urgente na defesa aderente costeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todos os dias, surgem nas redes sociais, fotos e vídeos do cenário desolador que assombra a Praia do Furadouro, as pessoas estão tristes e revoltadas por verem o mar a avançar sem que absolutamente nada seja feito.

O que vai ser da vida das pessoas?!?

O que vai ser da nossa Praia?!?

O que vai ser das inúmeras residências lá existentes?!?

O que vai ser da economia local?!?

O que vai ser do Parque de Campismo?!?

O que vai ser do aterro de Maceda quando o mar lá chegar e provocar um desastre ambiental?!?

O que vai ser do município de Ovar?!?

São questões que nos inquietam permanentemente e cuja ausência de resposta nos deixa um misto de amargura e revolta.

Amargura, porque vemos desaparecer a nossa praia, os negócios locais ameaçados, os nossos bens e vidas em risco.

Revolta, porque percebemos que somos incompreensivelmente ignorados pelo poder político que perante a tragédia que se avizinha a passos largos, teima em assobiar para o lado.

É chegada a altura de dizer basta!

Não podemos permitir tamanha irresponsabilidade e falta de respeito, não podemos continuar a assistir ao definhamento da nossa Terra aos olhos de todos, sem que absolutamente nada seja feito, não podemos permitir que continuem a brincar connosco!

Quem acode a Praia do Furadouro?