Cadê as famosas noites europeias à quarta-feira? Cadê, repito-me. A final da Liga Europa é hoje, a da Liga dos Campeões é domingo. Em 48 horas, mais minuto menos minuto, a UEFA fecha a época 2019/20. Por isso, repito-me só mais uma vez: cadê as famosas noites europeias à quarta-feira?

Recuemos no tempo. Jacques Ferran é o enviado especial à competição sul-americana dos campeões, em Santiago do Chile, no ano 1948. O Vasco da Gama, campeão carioca, ganha a primeira edição a outros seis clubes e o jornalista francês elogia a prova ao ponto de aconselhar um módulo igual à escala europeia. Gabriel Hanot, director do L’Équipe, apresenta então a ideia à UEFA numa carta, em Dezembro 1954, e recebe uma nega com o argumento de que a união está mais preocupada com um campeonato de selecções já existente na América do Sul desde 1916.

Hanot insiste e a UEFA dá-lhe carta branca para planificar o que quisesse. O L’Équipe toma as rédeas da Taça dos Campeões Europeus. Com os famosos jogos na quarta-feira à noite? Isso é o que vamos ver. A organização da UEFA só é tida e achada no primeiro congresso, em Viena, a 2 Março 1955. A ideia do L’Équipe para a edição inaugural da Taça dos Campeões é reunir os melhores clubes da Europa, que não necessariamente os campeões (Anderlecht, Aarhus, Djurgardens, Milan, Real Madrid, Stade de Reims e Rot-Weiss Essen) e sim aqueles que arrastam mais pessoas aos estádios nos respectivos países (Partizan, MTK, Servette, Hibernian, Gwardia, Rapid Viena, PSV e Saarbrücken).

Foquemo-nos agora em Portugal, o 16.º país convidado. O Benfica é o campeão nacional em Abril 1955, num título decidido aos 86 minutos da última jornada por um golo de João Martins, do Sporting. Ao Belenenses (2-2), que só perde esse campeonato por diferença de golos. O “L’Équipe”, com a bênção da UEFA, convida o Sporting, e não o Benfica. Por força do passado, e não apenas do presente.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.