457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Adalberto Campos Fernandes

Vichyssoise

"Não podemos entreter problemas. É preciso agir"

Em entrevista, Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, diz que é urgente encontrar respostas para os problemas na Saúde e que não é tempo de mais "planos", "comissões" e "burocracia".
Noticiário

2h. Zelensky acusa Rússia de esconder derrota

Presidente ucraniano garante que recuo das forças russas é visível. E o antigo ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, defende que novo aumento dos casos de covid-19 não é sinal para alarme.
Resposta Pronta

"Mais pedagogia e menos alarmismo" nas medidas

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, recusa comparações com o Natal de 2020: "Não é razoável, nem rigoroso". Pede "mais pedagogia e menos alarmismo" na discussão em torno de medidas.
PS

"Vejo no PS uma atração para ser um BE 2.0"

O ex-ministro da Saúde acredita que existe uma ala do PS que quer arrastar o partido para a esquerda. Sobre Marta Temido, Adalberto Campos Fernandes assume que "não lhe conhece pensamento político".
Coronavírus

Adalberto Campos Fernandes: é tempo de unidade

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, afirmou que "temos momentos muito difíceis pela frente", em relação à pandemia e, por isso, é "tempo de unidade no país".
Adalberto Campos Fernandes

"Gostava ter feito muito mais investimento"

Adalberto Campos Fernandes revela que já tinha pedido a António Costa para sair antes de ser substituído e lamenta não ter tido mais dinheiro para investir no Serviço Nacional de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde. Ex-ministro sai em defesa de Maria de Belém

Ao Observador, Adalberto Campos Fernandes, que deixou o Ministério há dois meses, diz que a proposta para a Lei de Bases da Saúde "era uma boa proposta": "Acompanho as preocupações de Maria de Belém".
Infarmed

Infarmed no Porto? Certeza, "cambalhota" e recuo

A mudança era dada como certa, mas na última sexta-feira o ministro da Saúde travou a fundo e, afinal, essa decisão terá de ser reavaliada. Rui Moreira lembra que Costa tem "responsabilidade máxima".
Infarmed

Infarmed. Governo remete decisão para AR

Adalberto Campos Fernandes disse aos deputados que "o contexto político mudou significativamente" em relação há um ano, quando a decisão de mudar o Infarmed para o Porto foi tomada pelo Governo.
Canábis

Canábis para fins recreativos merece "ponderação"

Adalberto Campos considera que a utilização da canábis para outros fins que não os terapêuticos "é uma matéria que carece de ponderação e de avaliação de experiências em curso".
Saúde

Saúde: 2 mil profissionais vão ser contratados

Adalberto Campos Fernandes disse esta quarta-feira que a partir de julho, e numa primeira fase, vão ser contratados cerca de dois mil profissionais de Saúde. Depois serão feitos ajustamentos.
Adalberto Campos Fernandes

Impossível resolver privações na Saúde em 2 anos

O ministro da Saúde estima que sejam precisos entre seis ou sete anos de trabalho no setor da saúde para "repor os défices de investimento que se acumularam" durante vários anos.
Saúde

BE quer ouvir ministro da saúde com urgência

BE quer ouvir, "com urgência, o ministro da Saúde", para obter esclarecimentos sobre as negociações com as várias profissões do setor e a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde.
Ministério da Saúde

Ministro da Saúde: "Não podemos vender ilusões"

Adalberto Campos Fernandes, que tem sido alvo de muitas críticas devido às condições do Hospital São João, no Porto, inaugurou esta quarta-feira o novo centro de saúde de Barcarena (Oeiras).
Adalberto Campos Fernandes

Saúde. Portugal vai cooperar mais com PALOP

Ministro da Saúde disse que, "dentro da capacidade que o país tem", vai tentar colaborar mais com os PALOP na área da saúde e considera que "experiência desses países é muito enriquecedora.
Adalberto Campos Fernandes

Bom SNS só é possível com contas públicas sólidas

O ministro da Saúde disse esta segunda-feira que não quer "iludir" ninguém e que um bom Serviço nacional de Saúde só é possível se o país estiver sólido nas contas públicas.
Saúde

Situação no S. João desbloqueada em 2 semanas 

A propósito da questão da ala pediátrica do Hospital de São João, o ministro da Saúde diz que a situação "tem contornos que importará esclarecer" e que será desbloqueada em duas semanas.
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde costuma ser "bombo da festa"

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, diz que o cargo que ocupa funciona em todas as legislaturas como "uma espécie de válvula de descompressão dos governos, de bombo da festa político".
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde diz que são "todos Centeno"

Adalberto Campos Fernandes tem sido alvo de críticas devido à alegada dependência da Saúde em relação às Finanças. Ministro afirmou que são "todos Centeno".
Enfermeiros

Enfermeiros. Sindicato quer reunião com ministros

O Sindicato dos Enfermeiros quer reunir com os ministros das Finanças e da Saúde para discutir um plano de contratação de profissionais e para resolver o pagamento das horas extraordinárias em dívida.
Adalberto Campos Fernandes

Surto de sarampo não é preocupante, diz o ministro

Adalberto Campos Fernandes diz que "não há motivo para preocupação" quanto ao surto de sarampo detetado no Porto. Mas considerou "pouco racional" a falta de vacinação: a vacina "é uma arma".
Saúde

Ministério da Saúde está "refém" do das Finanças

O presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos afirmou que o ministério da Saúde está "refém" do das Finanças. António Araújo falava sobre o programa orçamental da saúde.
Adalberto Campos Fernandes

Governo mantém via do diálogo com médicos

Adalberto Campos Fernandes afirmou que "o ideal é que não haja greves de médicos e que haja, de facto, consenso, negociação", acrescentando que mantém aberta a via do diálogo com médicos.
Médicos

Ordem exige saber onde estão 200 vagas que faltam

Há 700 médicos à espera do concurso para recém-especialistas. O concurso abriu 503 vagas pelo que a Ordem dos Médicos quer explicações para a diferença entre os números.
Hospitais

Vários hospitais estão em "falência técnica"

Ministro da Saúde reconheceu que existe uma "quantidade significativa" de hospitais em "falência técnica". Adalberto Campos Fernandes disse que a situação deve ser revertida com o reforço do capital.
Enfermeiros

Ministro acha normal greve dos enfermeiros

O ministro da Saúde afirma que "as greves fazem parte do exercício da regulação das tensões em democracia", referindo-se à greve dos enfermeiros, mas diz que cabe ao Governo "fazer tudo" para a travar
Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros mantém greve

Apesar do anúncio do ministro da Saúde, de que vai pagar o subsídio, com retroativos desde janeiro, o sindicato dos enfermeiros mantém greve marcada e só recua se as reivindicações forem concretizadas
Médicos

Concurso de recém-especialistas na próxima semana

Adalberto Campos Fernandes anunciou esta sexta-feira na Assembleia da República que o concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais será publicado na próxima semana.
Saúde

Ministro da Saúde nega estar cativo das Finanças 

Galriça Neto acusa ministro da Saúde de "estar cativo do ministro das Finanças". Adalberto Fernandes reagiu: "Não aceitamos que estamos cativos uns nos outros. Estamos cativos do interesse público".
Médicos

Processo sobre concurso para médicos nas Finanças

O ministro da Saúde afirmou que o processo para a abertura do concurso para 700 médicos está no ministério das Finanças. O bastonário da Ordem dos Médicos considera o atraso "uma vergonha".
Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Saúde garante pagamento de dívidas

Segundo o ministro, está-se neste momento no processo de "categorizar os fornecedores" e "dentro de dias será feita a liquidação de faturas". Referia-se às dívidas dos hospitais aos fornecedores.
Legionela

Surto de legionela está controlado, diz ministro

Adalberto Campos Fernandes afirmou, em relação ao surto de legionela que afetou o hospital CUF, que este entrará agora em fase descendente. Esta sexta-feira, o número de casos subiu para 15.
Adalberto Campos Fernandes

Fim da ADSE é "disparate", diz Ministro da Saúde

"Não vamos ser tremendistas, nem comentar tática negocial", disse Adalberto Campos Fernandes a propósito da nova tabela de preços com que a ADSE pretende pagar os serviços prestados.
Hospitais

Multas a hospitais PPP ultrapassam 10 milhões

Os dados mostram que em quatro hospitais com modelo de parceria público-privada, as multas e penalidades nos últimos anos ascenderam a mais de 10 milhões de euros.
Infarmed

Trabalhadores de luto contra ida para o Porto

Os trabalhadores do Infarmed assinalaram o 25.º aniversário do instituto vestidos de negro, em protesto contra a ida para o Porto. O ministro da Saúde não esteve presente na comemoração do aniversário
Canábis

Ministro da Saúde a favor da canábis

O ministro da Saúde declarou-se esta sexta-feira a favor da utilização da canábis para fins medicinais. Adalberto Campos Fernandes entende que vai ser possível tornar a canábis uma opção terapêutica.
Infarmed

"Imprudente seria ir para o Porto a 1 de janeiro"

O ministro veio reiterar que a decisão de deslocalizar o Infarmed para o Porto foi ponderada, que os direitos dos trabalhadores estão garantidos e que o conselho diretivo não tinha de ser ouvido.
Infarmed

Infarmed. Ministro à Assembleia esta quarta-feira

Adalberto Campos Fernandes vai esta quarta-feira à Assembleia da República para explicar a mudança do Infarmed para o Porto. O ministro já admitiu que a transferência foi "mal comunicada".
Saúde

Ministro sobre Infarmed: mudança "mal comunicada"

“Foi muito mal comunicada e o responsável por essa má comunicação tem um nome: sou eu. E é por isso que assumo as minhas responsabilidades", afirmou Adalberto Campos Fernandes.
Infarmed

Infarmed. "Transferência passa linhas vermelhas"

A Comissão de Trabalhadores do Infarmed quer uma reunião com o ministro da Saúde para mostrar que a transferência da agência para o Porto "ultrapassa as duas linhas vermelhas traçadas" pelo Governo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.