Vira o disco e toca o mesmo. Mesmo com a 68º edição do Festival de Cinema de Cannes a decorrer, o sexismo em Hollywood volta a estar na ordem do dia — nem só de vestidos e glamour fala a imprensa. Depois dos sapatos rasos serem alegadamente proibidos na passadeira vermelha de Cannes, é notícia o que a atriz norte-americana Maggie Gyllenhaal disse em entrevista ao The Wrap: com 37 anos, foi considerada demasiado velha para fazer par romântico com um ator de 55 anos.

“Há coisas que são realmente decepcionantes sobre ser uma atriz em Hollywood e que me surpreendem constantemente”, disse. “Tenho 37 anos e foi-me dito recentemente que era demasiado velha para interpretar o papel de amante de um homem que tinha 55 anos. Foi surpreendente para mim. Fez-me sentir mal, deixou-me zangada e, depois, fez-me rir.”

A propósito disso, são vários os meios — como os britânicos Guardian e o Daily Mail — que recordam alguns filmes que têm pares românticos com uma grande diferença de idades. E o que têm comum? Eles são sempre mais velhos e elas são sempre mais novas. Reunimos um total de sete filmes onde a situação é óbvia.

1. O Lobo de Wall Street

Na longa-metragem de Martin Scorsese existe uma diferença de 16 anos entre o par romântico (ou um deles) que protagoniza a história. À data, Leonardo DiCaprio contava os seus 38 anos, enquanto Margot Robbie, que fez de sua mulher no grande ecrã, tinha apenas 22 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/bridgetemersonn/status/597608237781815296

2. Piratas das Caraíbas – O Cofre do Homem Morto

O clima romântico entre as personagens de Johnny Depp e Keira Knightley neste filme — isto é, o beijo que protagonizaram — denunciava uma diferença de idade ainda maior. Ele tinha, então, 43 anos e ela apenas 21. O ator chegou a falar do momento em particular com pouco à vontade: “É sempre estanho quando estamos a beijar alguém com quem não estamos romanticamente envolvidos”, disse, citado pelo Daily Mail. “As cenas com beijos são sempre estranhas, especialmente quando a Keira é vinte e tal anos mais nova [do que eu].”

Esta não foi a primeira vez (e dificilmente será a última) que Hollywood emparelhou atrizes consideravelmente mais novas com o eterno Jack Sparrow. Em 1999, Depp coprotagonizou A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça com Christina Ricci (ele tinha 36 anos e ela 19) e, em 2011, foi a vez de partilhar o ecrã com Amber Heard, de 25 anos, em O Diário a Rum. Heard é a sua mulher desde o início do ano.

https://twitter.com/films411/status/567903621087637504

3. O Americano

15 anos separaram os atores George Clooney e Violante Placido no filme de 2010, o qual conta a história de um assassino escondido por terras italianas antes de realizar um último trabalho. A arte parece imitar a vida, diz o Daily Mail, não fosse a estrela norte-americano ter casado, em setembro último, com a advogada Amal Alamuddin, 17 anos mais nova do que ele.

4. Na Terceira Pessoa

Liam Neeson já esteve lado a lado com atrizes oscarizadas, pesos pesados da indústria como Meryl Streep e Jessica Lange, ainda a década de 1990 dava que falar. Desde então, as coisas parecem ter mudado. Em Na Terceira Pessoa, Neeson divide o spotlight com Olivia Wilde, então com 29 anos — à data da longa-metragem, o ator contava 58 anos.

5. Amar em Nova Iorque

Uma Winona Ryder de 28 anos contracena com um Richard Gere de 50 anos, numa longa-metragem que gira em torno de uma história de amor com prazo de validade, dada a condição médica de Ryder, portadora de uma doença terminal.

6. Magia ao Luar

O Guardian diz que poderia ter escolhido vários filmes com o cunho de Woody Allen, mas preferiu centrar-se neste, Magia ao Luar, datado de 2014. Aqui, a diferença de idade é de 28 anos e é protagonizada por Emma Stone e Colin Firth. O próximo papel de Stone não sofre grandes alterações no que à idade do par romântico diz respeito — desta vez vai dividir as atenções (e o amor) com Joaquin Phoenix, 14 anos mais velho, em Irrational Man.

https://twitter.com/BINGBING_PLAY/status/594423243815038976

7. Melhor é impossível

O que têm em comum os atores Helen Hunt e Jack Nicholson? Muito pouco. Menos ainda se se pensar nas datas de nascimento de ambos — ela nasceu em 1963 e ele 1937.