Um protesto diferente, por duas causas bem sérias. Centenas de ciclistas vão manifestar-se este sábado, em Londres, contra o uso excessivo do automóvel e contra a dependência dos combustíveis fósseis, nomeadamente o petróleo, como fonte predominante de energia. E para reforçar a mensagem, vão fazê-lo, literalmente, despidos de preconceitos.

A iniciativa “London stage of the World Naked Bike Ride” tem como objetivo alertar para o perigo diário que correm os ciclistas quando atravessam as ruas movimentadas de Londres e chamar atenção para as consequências das alterações climáticas, conta o jornal londrino Evening Standard.

Para evitar qualquer problema com a polícia de Londres, a organização pediu aos manifestantes para apenas se despirem momentos antes de o desfile começar. Os responsáveis pela iniciativa exortaram, ainda, os participantes a não permanecerem nus depois de cruzarem a meta. “A área de chegada não deverá servir como local de socialização prolongada, [a menos que os ciclistas se vistam]”, avisaram os organizadores.

Nas últimas iniciativas semelhantes, os participantes têm optado por várias soluções, umas mais conservadoras do que outras. Se há quem arrisque a nudez integral, outros preferem pintar o corpo com mensagens de sensibilização para a necessidade de proteger o meio ambiente ou, simplesmente, pela nudez parcial. Com mais ou menos roupa, são esperadas centenas de pessoas no centro de Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR